Matemáticos apontam Vitória com 90% de chances de queda; Bahia está quase garantido na Sul-Americana
Felipe Oliveira / EC BahiaPor Redação Galáticos Online (Twitter - @galaticosonline)
Publicado em 20/11/2018, às 18h27A rodada 35 foi catastrófica para o Vitória, tendo em vista que o time perdeu em casa para o Atlético-PR, completou seis jogos sem vencer e agora terá pela frente três pedreiras, pegando Cruzeiro e Palmeiras fora, e Grêmio no Barradão. Diante desse cenário, os matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apontam o Leão com 90,5% de chances de queda. Lembrando que o time atualmente é o vice-lanterna, com 36 pontos.
Concorrentes diretos do rubro-negro na luta contra a Série B, o América-MG tem 66,2% de chances de cair; a Chapecoense vem na sequência com 55,5%; depois o Sport com 39,8%; Vasco com 32,4% e o Ceará 15%. O levantamento ainda conta com o Fluminense, Corinthians e Bahia, já que estes ainda não estão livres matematicamente, mas possuem chances remotas de rebaixamento.
Por outro lado, falando da parte tricolor de Salvador, os cálculos são muito mais otimistas. Com 44 pontos somados e ocupando a 11ª posição, o Bahia tem como objetivo principal nessas últimas rodadas a conquista de uma vaga na Copa Sul-Americana de 2019. E os matemáticos da UFMG apontam que o Esquadrão tem 95,9% de chances de conseguir esse feito.
Confira nas imagens abaixo as probabilidades de rebaixamento e de Sul-Americana por clube: