A cada rodada que passa o Campeonato Brasileiro ganha mais emoção e nada ainda está definido. O clima de “decisão” em todos os jogos e de tensão para os 20 times deixa a disputa ainda mais acirrada e gera maior trabalho para os árbitros na hora que a bola rola. Prova disto é que a 30ª rodada teve média de 5,9 cartões amarelos por jogo e ainda computou mais três expulsões.
A partida com mais advertência foi entre Vitória e Náutico, no Barradão. O Leão baiano venceu por 3 a 1, de virada, porém teve sete jogadores amarelados. Mas quem realmente levou a pior foi o Timbu, que teve o zagueiro Vagner Silva expulso pela quarta vez na competição.
Quem não vive uma boa fase em 2009 é o santista Kléber Pereira. Depois de ser o artilheiro do campeonato nacional na edição passada, o camisa 9 do Santos, além de não estar com a pontaria afiada, acabou perdendo a cabeça e foi expulso no empate sem gols com o Barueri. Com o cartão vermelho, o atacante não poderá reforçar o time no clássico contra o São Paulo.
O Coritiba perdeu para o Grêmio, e, em grande parte, por jogar com um homem a menos durante quase todo segundo tempo. Quando perdia por 1 a 0 e parecia estar mais perto do empate do que o adversário ampliar a vantagem, o atacante Renatinho cometeu falta dura em Tcheco, aos 9, e recebeu cartão vermelho. Com a expulsão, o jogador está fora do clássico Atle-Tiba.
A 30ª rodada do Campeonato Brasileiro deixou a briga pelo título e pelo G-4 ainda maior. O Palmeiras, há três jogos sem vencer, continua estagnado com 54 pontos e vê os rivais se aproximarem. E os dez primeiros ainda acumulam chances de, ao menos, conseguir uma vaga na Libertadores de 2010. Na parte debaixo da tabela de classificação, a situação não é muito diferente e seis equipes lutam para escapar do rebaixamento para Série B.
Passando a bola: O Vitória é um time violento? Deixa sua resposta
Leia maisE agora “Bala”? Vitória mostra suas garras e derruba o Náutico