Anderson Talisca vive momento conturbado na Turquia
Felipe Oliveira / EC BahiaPor Analu Teixeira / BNews
Publicado em 03/07/2025, às 18h00Com a janela de transferências se aproximando, a torcida do Bahia reacendeu suas esperanças após uma publicação nas redes sociais. A grande expectativa gira em torno de um possível retorno de Anderson Talisca, atacante revelado pelo Tricolor, onde atuou nas categorias de base entre 2009 e 2013, e no time profissional, durante a temporada 2013/14. Atualmente, o jogador defende o Fenerbahçe, da Turquia.
O rumor ganhou força após uma postagem em turco na rede social X (antigo Twitter), apontando que Talisca estaria vivendo um “momento conturbado” por conta de desentendimentos com o técnico português José Mourinho, recém-contratado pelo clube turco.
Diante disso, a permanência do atacante no Fenerbahçe passou a ser considerada incerta, alimentando a possibilidade de um retorno ao futebol brasileiro. Segundo um programa esportivo estrangeiro, “Mourinho não está muito satisfeito com Talisca e Irfan Can Kahveci. Se aparecer uma proposta, ele pode liberá-los”.
O interesse do Bahia em repatriar Talisca não é recente. O clube já vinha monitorando o jogador há algum tempo. Em entrevista concedida ao programa Jogo Aberto BA, no final de 2024, o próprio atleta confirmou conversas com a diretoria do Esquadrão.
“Meu contrato com o Fenerbahçe é de um ano e meio, então, daqui a seis meses, já posso assinar um pré-contrato. A gente conversa bastante. Depende também do clube, não só de mim. Mas sabemos que isso vai ser uma transformação gigantesca, tanto para o clube quanto para a minha carreira”, declarou.
Talisca tem vínculo com o clube turco até junho de 2026. A partir de janeiro, ele poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe. No entanto, em caso de rescisão ou liberação antecipada, o retorno ao Brasil ainda este ano se tornaria viável.
Além do Bahia, o Corinthians também demonstrou interesse em contar com o jogador. Em entrevista ao UOL, Talisca comentou sobre a sondagem:
“Eles (Corinthians) ligaram para o meu empresário, tiveram conversas, mas nada concreto. Eu estava no Al-Nassr e não pensava em voltar ao Brasil. Já falei que torço para Bahia e Corinthians e, por causa disso, essas especulações são constantes”.
Em junho deste ano, o atacante voltou a se pronunciar sobre o carinho pelo Bahia. Em entrevista ao Globo Esporte, ele deixou uma mensagem direta aos torcedores:
“Gosto de todo mundo, amo eles (a torcida do Esquadrão). Tudo vai acontecer no momento certo”, disse.
Até o momento, não há nenhum posicionamento oficial do Bahia ou do Fenerbahçe sobre negociações. Mesmo assim, as redes sociais foram tomadas por mensagens de otimismo e expectativa, com os tricolores sonhando com o retorno de um dos maiores talentos revelados pelo clube na última década.