Com a derrota, Bahia depende de si mesmo e de resultados de outros jogos para avançar na competição continental.
Letícia Martins / EC BahiaPor Redação Galáticos Online
Publicado em 15/05/2025, às 17h20A derrota do Bahia por 1 a 0 para o Atlético Nacional, na noite desta quarta-feira (14), em jogo válido pela penúltima rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, adiou pela segunda vez consecutiva uma possível classificação antecipada do Tricolor às oitavas de final. Agora, a equipe comandada por Rogério Ceni terá uma verdadeira decisão pela frente: vai encarar o Internacional no Beira-Rio, em Porto Alegre, na última rodada do Grupo F, no próximo dia 28 de maio.
Apesar do revés, o Esquadrão de Aço ainda depende apenas de si para avançar à próxima fase do torneio continental. A boa notícia é que o Bahia pode garantir vaga com uma vitória simples sobre o Inter. No entanto, o confronto entre Nacional-URU e Internacional, que ocorre nesta quinta-feira (15), às 19h (de Brasília), será fundamental para definir os possíveis cenários de classificação do time baiano.
Veja os cenários do Bahia na Libertadores:
Cenário 1 – Nacional vence o Inter nesta quinta:
Vitória do Bahia na última rodada: classificado;
Empate: precisa torcer por derrota do Nacional para o Atlético Nacional;
Derrota: eliminado da Libertadores.
Cenário 2 – Nacional e Inter empatam:
Vitória: classificado;
Empate: precisa torcer para o Nacional não vencer o Atlético Nacional;
Derrota: eliminado.
Cenário 3 – Inter vence o Nacional:
Vitória: classificado;
Empate ou derrota: eliminado.
Disputa pela liderança
Além da vaga nas oitavas, o Bahia ainda sonha com a liderança do Grupo F. Para isso, será necessário vencer o Internacional fora de casa e torcer por uma derrota do Atlético Nacional diante do Nacional-URU na rodada final. Caso os uruguaios também superem o Inter nesta quinta, o Tricolor baiano terá que buscar o primeiro lugar no saldo de gols.
Com nove pontos, o Atlético Nacional lidera a chave, seguido pelo Bahia com sete. Nacional e Inter vêm logo atrás, ambos ainda vivos na briga por classificação. Vale lembrar que os dois primeiros colocados avançam às oitavas, enquanto o terceiro colocado disputará os playoffs da Copa Sul-Americana. O último é eliminado de forma direta.
A definição do Grupo F acontecerá no dia 28 de maio, com os dois jogos da última rodada sendo realizados simultaneamente às 19h (de Brasília):
Internacional x Bahia (Beira-Rio, Porto Alegre)
Nacional-URU x Atlético Nacional (Gran Parque Central, Montevidéu)
O Bahia entra em campo com a faca nos dentes, precisando da vitória para manter vivo o sonho da Libertadores. A torcida tricolor, mais uma vez, será peça fundamental na busca por um lugar entre os 16 melhores da América.