TV RÁDIO
Buscar

Reveja: "Vitória: da glória à decepção!"

Autor(a): Thiego Souza em 31 de Dezembro de 2010 12:26

Alguns internautas pediram e o Galáticos Online repete a dose. Confira na íntegra o texto publicado no dia 13 de dezembro quando o repórter Thiego Souza relata o que aconteceu com o Vitória no ano de 2010. Posteriormente iremos publicar novamente o texto sobre o ano do Bahia.

Vitória: da glória à decepção!

O ano de 2010 do Esporte Clube Vitória pode ser resumido em pré e pós Copa do Brasil. O time, sensação do primeiro semestre, mostrou ao país que garra vence jogo. Já no segundo semestre, provou aos brasileiros que teimosia e falta de planejamentos levam ao insucesso.

Por apelo da torcida e da imprensa o Vitória começou o ano efetivando Ricardo Silva no comando técnico, além disso anunciou Mauro Galvão como Diretor de Futebol. A parceria começou bem, mas desgastou com o tempo.No campeonato baiano o Vitória demorou a se encontrar. Ricardo Silva passou a ser olhado diferente e Mauro Galvão criticado pela demora nas contratações. Mas, o time deu a volta por cima, conquistou o estadual e manteve a hegemonia dos últimos 10 anos no futebol da Bahia.

A grande surpresa ocorreu na Copa do Brasil. De mero coadjuvante, o Vitória se tornou o ator principal da competição. Mesmo não tendo oponentes à altura, o rubro-negro se superou e chegou à final, porém teria que enfrentar o Santos, o melhor time do país no momento. Resultado, vice-campeonato e primeira decepção em 2010. Apesar disso, o time ganhou confiança.

Pelo Brasileirão, o Vitória nunca manteve uma estabilidade. De cara, Mauro Galvão perdeu vaga para Carlos Arini, que como primeiro ato demitiu Ricardo Silva e contratou seu amigo Toninho Cecílio. O tiro saiu pela culatra.

O treinador começou até bem. Goleou o Santos por 4 x 2 e depois venceu o Palmeiras por 2 x 0 na Copa Sul-Americana. Depois ainda venceu o Cruzeiro por 1 x 0, mas parou por aí. Na semana seguinte, foi eliminado da competição internacional e não venceu mais.

O presidente Alexi Portela Júnior assumiu a responsabilidade e viu o time cair vertiginosamente de produção. Brigas com imprensa e discussão com jogadores fizeram o treinador cair em um mês. Ricardo Silva voltaria a ocupar o posto.

O time seguia na mesmice. Como última tentativa, chegou Antônio Lopes. No entanto, o time decepcionou e, de 10 jogos sob seu comando, venceu apenas dois. Resultado: Série B em 2011.

Para não terminar o semestre sem dizer que não houve um motivo de alegria, a garotada que jogou a Copa do Nordeste fez bonito, surpreendeu e conquistou o tetra na competição.

O segundo semestre refletiu a falta de planejamento de uma diretoria que se iludiu com a campanha no estadual e na Copa do Brasil, só esqueceu de analisar que Corinthians (AL), Náutico, Camaçari, Atlético (BA), entre outros, sem desmerecer esses clubes, são completamente inferiores à Fluminense, Cruzeiro, Grêmio, São Paulo, Botafogo.

Destaques do time em 2010: Lee, Nino, Gabriel, Wallace, Uelliton, Neto, Júnior e Adailton.
 
Decepções do time em 2010: Viáfara, Egidio, Elkeson, Kleber Pereira, Thiago Humberto.


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade