TV RÁDIO
Buscar

Blog da Copa: O caminho até Durban

Autor(a): Márcio Martins em 27 de Junho de 2010 14:30


Acompanhando a Seleção Brasileira no seu terceiro jogo na Copa do Mundo, fui a Durban, uma cidade muito interessante, a mais parecida com o clima brasileiro, porém com uma forte cultura indiana. São quase 600 quilômetros que separam Johannesburgo de Durban, praticamente a distância entre Salvador e Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.

 

A realização do mundial na África do Sul trouxe inúmeros benefícios para o país, dentre eles, a estrada entre Johannesburgo a Durban. Passamos por cinco pedágios, um total de R160 (cento e sessenta rands), cerca de R$ 50,00 e não há do que reclamar. Não conheço no Brasil uma pista que chegue perto e foi construída dentro do projeto do Mundial.

 

As queimadas dão muita dor de cabeça aos bombeiros e autoridades sul africanos, chegando ao ponto de delimitar, na estrada, locais onde o fumo é permitido. Ao longo do trajeto é comum depararmos com grandes incêndios e muito trabalho dos bombeiros.

Segundo informações locais, poucos acidentes acontecem na estrada entre Johannesburgo e Durban, mas na minha primeira vez fiquei horas parado num engarrafamento por conta de um grave acidente com vítima fatal. O problema é que são três pistas amplas indo e três voltando, um convite para quem gosta de velocidade. Cheguei a tirar um cochilo e quando olhei no velocímetro, nosso motorista já tinha ultrapassado os 180km por hora. Tirei uma foto e mandei diminuir imediatamente. Nunca vi aquilo! O limite máximo era 120km, com radares por todo o percurso.


Na cidade, invadida por brasileiros e portugueses, faltaram hotéis e restaurantes nesse final de semana. Durban, como eu disse, é a cidade com mais indianos fora da Índia (cerca de 20% da população total) e a influência cultural é inevitável. Há muitos restaurantes, lojas e imigrantes indianos pelas ruas.

Um ponto turístico famoso de Durban é o Ushaka Sea World, um aquário gigantesco e parque temático, além de contar com um grande centro de compras, mas, sobre isso, reservei um capítulo à parte, que postarei aqui no blog nesta segunda-feira (28.06).



Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade