TV RÁDIO
Buscar

Presidente do Ceará vai pedir anulação da partida que teve gol de mão

Autor(a): Rafael Sena em 23 de Setembro de 2009 15:36

O escandaloso gol de mão do atacante Wellington Silva, que deu a vitória ao Paraná sobre o Ceará na última rodada, ainda promete muito pano para manga. Evandro Leitão, presidente do clube cearense, vai pedir a anulação da partida no STJD.

'A regra do futebol não permite gol com a mão, então entendemos que é um erro de direito, não um erro de fato. Já houve um caso na Alemanha em que um jogo foi anulado porque validaram um gol em que a bola entrou por fora. É uma situação que nos deixa bastante irritado' disse o dirigente, que já enviou documentos ao tribunal.

Charles Hebert, árbitro que validou o gol ilegal, já foi afastado até 2010 pela Comissão Nacional de Arbitragem. 'Acreditamos que o STJD fará justiça' finalizou Leitão.

Entenda as expressões erro de direito e erro de fato*

Erro de fato

Erro de fato seria aquele decorrente de uma errônea interpretação, por parte do árbitro, acerca de um determinado lance ou acontecimento da partida. Assim, caracteriza um erro de fato um equívoco por parte da autoridade que, não obstante conheça e aplique as regras do jogo, compreenda de forma incorreta o fato ocorrido.  Dos exemplos mais citados de erro de fato temos: um árbitro que anula um gol por entender que havia impedimento quando na verdade o jogador estava em posição legal; um pênalti não marcado por entender o árbitro da partida que a falta foi cometida fora da grande are, dentre outros.

Erro de direito

Caracteriza um erro de direito a inobservância de uma das regras do jogo ou do regulamento de uma competição/campeonato. Assim, o equívoco do árbitro funda-se não em uma equivocada interpretação de um acontecimento concreto da partida, mas no descumprimento do regulamento. Para tornar esse conceito mais concreto, pode-se citar o exemplo do árbitro que não faz constar na súmula o nome de um jogador que participou da partida.

*Informações retiradas do blog de Atílio Dias


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade