TV RÁDIO
Buscar

Botafogo é absolvido pelo STJD

Autor(a): Justiça Desportiva em 23 de Setembro de 2009 07:45

Ameaçado pelo fantasma do rebaixamento, o Botafogo ganhou uma boa notícia nesta terça-feira, dia 22 de setembro. O Alvinegro não foi punido e (poderá jogar no Engenhão, na sessão da Segunda Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Quem também do Glorioso parou no tribunal foi o volante Fahel. Ele foi suspenso por uma partida, mas já cumpriu.

Com a absolvição, o Botafogo poderá continuar mandando seus jogos no estádio e assim ter um alento para fugir da Série B em 2010. Na competição, o time de Estevam Soares jogará mais sete vezes no Engenhão.

A denúncia da Procuradoria do STJD aconteceu por conta dos incidentes após o empate por 3 a 3 entre Botafogo e Grêmio no estádio, no dia 30 de agosto, quando os botafoguenses reclamaram do árbitro paulista Rodrigo Cintra e tentaram invadir o vestiário da arbitragem.

A partir do relato do árbitro na súmula: “após o término da partida, ao descermos para o vestiário da arbitragem, fomos surpreendidos por pessoas não identificadas, as quais vieram em nossa direção para reclamar e questionar lances do jogo. Devido ao fato dessas pessoas estarem no local onde somente transitam pessoas autorizadas, faço este relato, sendo que informo ainda que os mesmos não conseguiram chegar próximos a nós (equipe de arbitragem) devido a intervenção de policiais e de dirigentes do Botafogo” e das imagens reproduzidas pela imprensa, a Procuradoria denunciou o Botafogo por deixar de manter o local que tenha indicado para realização do evento com infraestrutura necessária a assegurar plena garantia e segurança para sua realização e por deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto – artigos 211 e 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), respectivamente.

No julgamento, antes de o relator fazer o relatório do processo, a procuradoria retificou denúncia contra a Federação, excluindo da denúncia os artigos 191 e 197, ambos do CBJD. Quanto ao Botafogo, o procurador Willian Figueiredo retirou a denúncia no artigo 211 e ainda o parágrafo primeiro do artigo 213, também do CBJD. Num breve relato, ele disse que a Federação não teve responsabilidade sobre o clube e sugeriu sua absolvição.

Em 11 jogos realizados no Engenhão neste Campeonato Brasileiro, o Alvinegro conseguiu apenas três vitórias – Santos, Internacional e Barueri – e conquistou apenas 33,3% dos pontos disputados, inferior ao aproveitamento da competição do ano passado, quando alcançou venceu metade dos jogos que fez no estádio.

Assim como o Botafogo,  o volante Fahel  teve boa notícia e não desfalcará o time por suspensão imposta pelo STJD de um jogo, que já foi cumprida. Expulso no empate com o Cruzeiro, o botafoguense acabou julgado em face à denúncia por ato desleal – artigo 250 do CBJD – e assim  poderá enfrentar Vitória, no próximo domingo, dia 27 de setembro, já que cumpriu a suspensão automática contra o Grêmio.

Sem imagens do lance, o advogado do Botafogo, Aníbal Rouxinol, disse que o relato do árbitro na súmula já é satisfatório para o jogador ser absolvido. Ele ressaltou que Fahel é um jogador de marcação, mas não desleal. Assim, pediu a sua absolvição ou então a aplicação da pena mínima.

Na classificação do Brasileiro, o Botafogo soma 25 pontos e está na zona de rebaixamento. Além disto, o Alvinegro é o rei do empate na competição. O time da Estrela Solitária saiu de campo com a igualdade em 13 dos 25 jogos disputados.


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade