TV RÁDIO
Buscar

Bahia usará uniforme "manchado de óleo" em protesto contra vazamento nas praias do Nordeste

Autor(a): Bnews em 20 de Outubro de 2019 12:30
Foto: Divulgação/ECB

O time do Bahia fará uma referência ao desastre ambiental nas praias do Nordeste na partida desta segunda (21) às 19h30, na Arena Fonte Nova, contra o Ceará. Os jogadores entrarão com novo uniforme com manchas pretas, fazendo alusão ao óleo, que atingiu dezenas de praias na Bahia e em todo o Nordeste. 

“Por medidas de redução do impacto ambiental e pela punição aos responsáveis, nosso uniforme estará manchado de óleo no jogo de amanhã - como as praias do Nordeste. #BBMP”, disse o texto. 
Entenda o caso: 

Desde o começo de setembro, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do nordeste. De lá para cá, as manchas foram identificadas em pelo menos 105 locais de 46 municípios em oito estados: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. 

Segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), a análise das amostras do óleo feitas pela Petrobras e pela Marinha revelou que a substância é petróleo e não é de origem brasileira. Em nota, a Petrobras afirma que o material encontrado não é produzido e nem comercializado pela empresa, mas explica como a análise foi feita. 

Em Salvador as equipes da prefeitura e voluntários fazem multirão para limpar as praias atingidas. 90 toneladas de material foram retiradas pelo órgão de limpeza em 15 praias e mais de 400 agentes estão envolvidos na operação.

Não se tem informações sobre a origem do óleo e nem os responsáveis pelo fato.

Confira o manifesto do Esporte Clube Bahia, escrito por Tiago César, assessor de planejamento do Esquadrão:

“O problema é seu. O problema é nosso.

Quem derramou esse óleo? Quem será punido por tamanha irresponsabilidade? Será que esse assunto vai ficar esquecido?

O Bahia é você, somos nós, cada ser humano.

É a forma como representamos o amor, o apego, o chamego, o sagrado, a justiça. O Bahia é a união de um povo que vibra na mesma direção, que respira o mesmo ar e que depende da mesma natureza para existir, para sobreviver.

Jogaremos nesta segunda-feira (21), contra o Ceará, em Pituaçu, com a camisa do Esquadrão manchada de óleo.

Um convite à reflexão: o que faz um ser humano atacar e destruir espaços sagrados? O lucro a qualquer custo pode ser capaz de destruir a ética e as leis que regem e viabilizam a humanidade?

A barbárie deve ser tratada como tal, não como algo natural”


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade