TV RÁDIO
Buscar

Ex-goleiro do Bahia e do Vitória assume ser gay e fala sobre preconceito

Autor(a): Redação BNews em 19 de Agosto de 2022 18:20
Foto: Reprodução / Instagram

Foto: Reprodução / InstagramEx-goleiro de Grêmio, Flamengo e Bahia, Emerson Ferreti revelou que é gay nesta sexta-feira no podcast "Nos Armários dos Vestiários", do "ge". O ex-jogador, que trabalha como comentarista esportivo, contou como o peso de guardar esse segredo foi prejudicial durante sua trajetória.

— O ambiente do futebol é muito hostil para um gay, muito mesmo. Eu fico imaginando quantos garotos desistiram de se tornar jogador de futebol por conta disso, por perceberem essa situação. Quantos talentos foram perdidos? O futebol perdeu, os clubes perderam, porque o ambiente realmente não ajuda. Eu segui com tudo isso, mas sofri com as consequências de seguir, era o meu sonho. Eu queria ser goleiro do Grêmio. Eu queria ser um jogador de futebol. Eu eu conquistei isso, só tive que que enfrentar um outro lado que é muito difícil — contou.

Emerson era titular do Grêmio no começo da temporada de 1993, quando sofreu uma fratura na perna em um amistoso em Capão da Canoa, no Litoral Norte. Foram quase dois anos fora dos gramados. Na entrevista, Emerson conta que vivia dificuldades emocionais naquele momento na lesão e acredita que a forma como se arriscou no lance tenha sido uma ação inconsciente por seu desespero. 

— Eu me joguei desesperado. Na verdade, o desespero era outro, não era um desespero para não tomar gol. A minha vida pessoal, a cada defesa que eu fazia, cada vez que eu me destacava mais dentro de campo, o buraco vazio aumentava também inversamente proporcional. Quanto mais famoso eu ficava, mais difícil se tornava ser gay dentro desse ambiente — disse.

— Eu não tinha tido contato com o mundo gay até então, com 21 anos. Então, quando eu quebrei a perna, e foi uma lesão grave que poderia inclusive ter ter acabado com minha carreira, porque quebrou a tíbia e fíbula, eu acabei saindo de cena, apesar de toda a fama e todo a comoção que causou no Rio Grande do Sul. Mas eu acabei saindo de cena um pouco e foi o que me deu a oportunidade de poder repensar algumas coisas e começar a equilibrar isso. Foi inconsciente, mas foi um ato de desespero mesmo para tentar mudar o rumo das coisas.

Quando voltou da lesão, Danrlei já havia se consolidado como goleiro titular do Grêmio. Emerson, então, foi para o Flamengo em 1995. Em 1999, ele conquistou o grande título da carreira, a Copa do Brasil, pelo Juventude. O gaúcho foi eleito ainda Bola de Prata da Placar em 2001, vestindo a camisa do Bahia. Seu último clube foi o Vitória. 

Por fim, o atleta refletiu: "É possível ser gay, ídolo e ganhar títulos. Dá para ser um jogador talentoso. Dá para ter sucesso no futebol. Eu cumpri minhas obrigações dignamente. Fui profissional e entreguei desempenho, isso acaba me motivando para deixar um legado fora de campo também".


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade