TV RÁDIO
Buscar

Avaí emite nota de repúdio contra o VAR: "Prejuízo severo e irreparável"

Autor(a): Redação Galáticos Online (Twitter - @galaticosonline) em 15 de Outubro de 2019 08:45
Foto: Divulgação/CBF

O Avaí emitiu uma nota nesta segunda-feira, indignado com uso do VAR em suas partidas. Segundo o comunicado, o clube já procurou a Comissão de Arbitragem da CBF, mas não se sente nas mesmas condições dos adversários.

“Estamos entregues à própria sorte nesta loteria da arbitragem brasileira e da falta de critério do uso da tecnologia, implantada com o apoio também do Avaí, mas que está sendo muito mal usada em todos os sentidos, gerando todas estas dúvidas, manifestações desencontradas e lamentações de toda ordem, colocando em risco a credibilidade da competição. Repudiamos e lamentamos os fatos”, diz um trecho da nota.

A revolta se dá devido à confirmação do gol de Bergson, do Ceará, na derrota para o Vozão no último domingo, justamente por 1 a 0. Segundo o Avaí, o zagueiro Betão teria sofrido uma falta do atacante no lance do gol.

Ao sair do campo, Betão engrossou o tom. “Se for assim é melhor parar com o VAR no Brasil. Melhor ter erro do árbitro, que não vê o lance em campo, do que ter erro do VAR”, comentou.
É a segunda semana consecutiva que o clube catarinense se mostra revoltado com a tecnologia. No penúltimo domingo, contra o CSA, novamente em um duelo direto pela permanência na Série A, o árbitro Anderson Daronco assinalou pênalti polêmico de Léo em cima de Ricardo Bueno, quando o duelo estava 1 a 1. A partida acabou 3 a 1 para os alagoanos.

Na penúltima posição do Campeonato Brasileiro, o Avaí tem apenas 17 pontos em 25 jogos e tem sérios risco de rebaixamento. Faltando 13 rodadas para o fim do torneio, a Azurra tem nove pontos a menos que o Ceará, primeiro time da zona de rebaixamento.

Confira a nota emitida pelo Avaí na íntegra:

O Avaí F.C. lamenta mais uma vez vir a público demonstrar sua indignação contra o mau uso do VAR no Campeonato Brasileiro, causando prejuízo severo e irreparável para nossa agremiação dentro da competição.

A ida do presidente Francisco José Battistotti à CBF manifestar a posição de contrariedade do clube diante do fato ocorrido no jogo contra o CSA, quando o clube foi prejudicado com a marcação pelo árbitro do VAR de um pênalti que o árbitro de campo não deu, pouco adiantou para uma reflexão mais apurada em relação aos critérios de uso do VAR.

Qual não foi nossa surpresa e indignação com outro erro na aplicação do protocolo do árbitro de vídeo neste domingo (13/10), no jogo com o Ceará. No mesmo lance que originou o gol adversário, duas faltas flagrantes. A primeira sobre o goleiro Vladimir, tocado e bloqueado em sua ação de defesa, e sobre o zagueiro Betão, empurrado pelas costas pelo autor do gol. Foi notório o erro do árbitro carioca Marcelo de Lima Henrique ao validar o gol ouvindo apenas o relato do árbitro de vídeo, sem ao menos ter conferido o lance.

Quando o presidente Battistotti foi à CBF, recebeu críticas por ter dito que na comissão de arbitragem ‘É tudo balaio de siri’, expressão muito usada pelo manezinhos da Ilha ao citar os iguais.

Não temos mais a quem recorrer. Afinal, para lances semelhantes como o pênalti em Maceió, o pênalti não marcado no jogo Palmeiras x Atlético e agora este gol validado para o Ceará, interpretações diferentes.

Ouviu de membros da comissão de arbitragem da CBF a seguinte expressão: “Pau que bate em Chico, também bate em Francisco”. Mas, na prática, o pau que bate em Chico em regra geral não bate em Francisco. É algo que nunca aconteceu verdadeiramente. Desde que o mundo é mundo, a lei é seletiva, assim como os seres humanos que a criaram.

Estamos entregues à própria sorte nesta loteria da arbitragem brasileira e da falta de critério do uso da tecnologia, implantada com o apoio também do Avaí, mas que está sendo muito mal usada em todos os sentidos, gerando todas estas dúvidas, manifestações desencontradas e lamentações de toda ordem, colocando em risco a credibilidade da competição. Repudiamos e lamentamos os fatos.

Queremos uma universalidade nas análise do VAR, seja onde estiver o VAR, ou seja, não poderemos ter dois pesos e duas medidas. Ou são dois pesos ou duas medidas.

A falta de voz e representatividade da Federação Catarinense de Futebol nos deixa desamparados, entregues a toda sorte. Nos sentimos sós e abandonados por quem deveria nos defender. Não é à toa que os clubes catarinenses estão embaixo, lutando para permanecer em suas divisões, para um estado que até bem pouco tempo tinha quatro representantes na Série A.


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade