TV RÁDIO
Buscar

Hoje é o Dia do Vitória. Rubro-negro comemora 112 anos

Autor(a): Thaís Brandão e Thiego Souza em 13 de Maio de 2011 09:16

Mesmo vivendo no “purgatório” da série B, a história atual não irá manchar a antiga do Vitória. Nesta sexta-feira (13), o rubro-negro baiano comemora 112 anos de fundação, um motivo de alegria para a torcida, que quer de presente o pentacampeonato baiano e o retorno à elite do futebol brasileiro.

O Vitória é o terceiro clube mais antigo do Brasil a praticar o futebol, ficando atrás do Rio Grande (RS) e da Ponte Preta.

Depois de alguns títulos estaduais entre os anos de 60 e 80, o Vitória passou a ganhar a hegemonia do estado a partir dos anos 90, período esse em que sua torcida passou a aumentar.

O rubro-negro conquistou os baianos de  1990, 1992, 1995, 1996, 1997, 1999, sendo o maior campeão da década. Além disso foi campeão do Nordeste em 1997 e 1997.

Na época da virada do milênio, o Vitória foi do céu ao inferno em três anos. Rebaixado para a série B em 2004, o time manteve a queda, caindo novamente em 2005, mas agora para a série C, o que deixou os torcedores preocupados, afinal, era o futuro do clube que estava em jogo.

Mas, assim como caiu, o rubro-negro se reergueu. Voltou para série B em 2007 e em 2008 à glória. O Vitória não precisou ser brilhante, mas foi o suficiente para conseguir uma vaga na elite com todos os méritos, mesmo que alguns contestem.

Depois de três anos na elite, o Vitória voltou a levar uma porrada do destino, sendo rebaixado para a série B, competição esta que irá disputar a partir do dia 21 de maio. Porém, a diretoria está pensando grande e afirma que montar um time forte, que não volte apenas como mais um, querem o sonhado título nacional.

Em sua recente história de profissionalismo no futebol, afinal, antes de 1971 o clube era mais dedicado ao remo e outros esportes, o Vitória conseguiu se firmar como um dos grandes do estado e na atual década, tem a total supremacia de conquistas.

Suas cores, vermelho e preto representam a dedicação e luta dentro de campo, além de refletir poder e autoridade, motivos esses que levaram o Vitória a ser respeitado nacionalmente e obter.

Na noite desta quinta-feira (12) foi aberta a exposição " 112 anos de Vitória", no Centro de Cultura da Câmara de Veredores de Salvador para iniciar as comemorações pelo aniversário do time baiano.

Com o seu dia reconhecido e aprovado pela Câmara de Vereadores, hoje é dia da torcida rubro-negra festejar e demonstrar o seu amor pelo clube.

Parabéns Vitória!

Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade