TV RÁDIO
Buscar

Bahia iguala marcas históricas do clássico e passa a ter maior invencibilidade do século em BaVis

Autor(a): Rafael Machaddo (Instagram - @rafaelmachaddogs) em 12 de Novembro de 2018 14:42
Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia - Flog do Bahia - Reprodução

Na tarde do último domingo (11), no Barradão, Vitória e Bahia não saíram de um empate por 2 a 2 no último clássico da temporada de 2018. Não é novidade que esse resultado teve um saldo muito mais positivo para o tricolor e negativo para o rubro-negro, diante da atual situação dos dois times na tabela da Série A. Contudo, o resultado também tem importância no contexto histórico para o Esquadrão.

A começar que o Bahia passou a ter a maior sequência invicta em BaVis do século XXI. Com o empate do último confronto, o tricolor chegou a 10 jogos seguidos sem perder para o maior rival, ultrapassando a marca do rubro-negro, que havia ficado nove jogos invicto, entre os duelos que aconteceram entre 12 de fevereiro de 2012 e 21 de julho de 2013.

Outra marca muito importante atingida pelo time do Fazendão foi que o time conseguiu passar uma temporada inteira sem perder para o rival em jogos oficiais. A última vez que isso havia acontecido, foi há 25 anos, onde o Bahia venceu quatro e empatou um jogo, dos cinco oficiais que teve com o Vitória, na temporada de 1993.

O time base daquele ano tinha (na foto):
Rodolfo Rodriguez, Emerson, Missinho, Souza, Misso e Mailson; Robson, Arturzinho, Marcelo Ramos, Luiz Henrique e Naldinho  

 

 

Contudo, é importante ressaltar que em 1993 o Leão venceu uma partida amistosa, que foi válida pelo torneio Bahia x Pernambuco. Desta forma, contando jogos amistosos e oficiais, a última vez que o Esquadrão passou toda a temporada sem perder para o maior rival, foi em 1987. Naquela ocasião, há 31 anos, foram seis duelos, com quatro triunfos e dois empates.

O time base responsável por esse feito tinha (na foto):
Sales, Rogério, Zanata, Edson Mariano, Claudir e Edinho, Gil Sergipano, Bobô, Ronaldo Marques, Lulinha e Edu Lima

Contudo, é importante ressaltar que a atual série invicta do Bahia em BaVis ainda está muito longe de atingir a maior da história do clube. Essa aconteceu entre os anos de 1986 e 1988, onde o Esquadrão ficou 18 jogos sem perder. Já a maior sequência invicta do Vitória na história do clássico aconteceu entre os anos de 1965 e 1968, quando ficou 12 partidas sem ser derrotado pelo rival.

* Esta matéria contou com a colaboração do pesquisador e historiador do futebol, Fred do Chame-Chame (twitter - @fredchamechame).


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade