TV RÁDIO
Buscar

Atletas estudantes baianos preparam-se para viagem a Brasília

Autor(a): Redação Galáticos Online em 09 de Novembro de 2017 08:09

Em ritmo de contagem regressiva para o embarque rumo a Brasília, onde participam da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, atletas, técnicos, pais dos jovens e dirigentes da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), reuniram-se para tratar de detalhes da viagem e questões técnicas da competição nacional que reunirá estudantes de 15 a 17 anos.

O primeiro grupo de atletas, formado por 63 jovens que representarão a Bahia nos jogos das modalidades individuais, já viajou. Já a delegação de atletas que irá disputar as modalidades coletivas embarca na madrugada do dia 20 de novembro. Ao todo, 146 estudantes de 30 escolas públicas e 15 privadas, de um total de 14 municípios, participarão da etapa nacional.

Acompanhada da mãe, a estudante Ingrid Ferreira Nascimento, 16 anos, aluna do Colégio Estadual Praia Grande (Salvador), fez questão de ir à reunião para conhecer um pouco mais sobre a viagem e a competição. Novata na participação de uma etapa nacional, Ingrid pratica atletismo e irá representar a Bahia na prova de salto a distância.

Treinos diários – Para fazer bonito em Brasília, ela conta que tem feito treinos diários, mas não disfarça a ansiedade de quem está indo pela primeira vez. “Estou nervosa, pois tudo é novo pra mim....a competição, viajar de avião, ficar longe de casa e da família. Mas me sinto muito feliz por ter garantido uma vaga”, comemora a jovem. Ao seu lado, a mãe Maria Ramos Ferreira dizia-se preocupada em ter a filha longe por uns dias. Mas ao final da reunião, conhecendo os detalhes da viagem e os profissionais envolvidos, mostrou-se confiante e também feliz pela conquista de Ingrid.

Lucas Lopes Boa Sorte, 17 anos, e Vitória Helen Costa, 16 anos, trazem no nome o que querem vivenciar na capital federal durante competição que reúne mais de 4 mil estudantes de todo o Brasil. Os dois, que são da modalidade de atletismo e alunos do Colégio Militar, contam estar treinando firme. Lucas participa da etapa nacional pela primeira vez, e diz ser sua meta melhorar a marca atual de 1,75 do salto em altura. “Eu tenho o recorde no salto em altura no colégio militar, mas quero chegar pelo menos a 1,85”, planeja o jovem.

Já Vitória, que participa da competição nacional pela segunda vez, representará a Bahia em três provas de atletismo: salto a distância, 100 metros rasos e revezamento. “É uma experiência muito bacana. Muito emocionante! Estou muito feliz”, diz.

Jogos zonais – Presente à reunião, o diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, anunciou mudanças na organização das seletivas baianas para o ano de 2018. Segundo informou em primeira mão, serão realizados jogos zonais, formando grupos por município, possibilitando, assim, uma maior participação do interior nas etapas seletivas e também na final, quando se classificam os atletas que representarão o estado nas etapas nacionais (12 a 14 e 15 a 17 anos), organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

“Este modelo irá tornar o processo mais democrático e mais equilibrado entre as escolas do interior e da capital. No primeiro semestre de 2018, já iniciaremos as competições neste formato. Apesar de toda a crise, o Governo do Estado está priorizando o esporte educacional, e isso é muito importante para os nossos jovens”, destacou o diretor, lembrando que para a realização dos jogos a Sudesb contará com o apoio das Secretarias de Educação e da Fazenda.


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade