TV RÁDIO
Buscar

Estimativas

por Edson Almeida em 17 de Setembro de 2013 15:36

Claro que o futebol não é receita de bolo, nem se pode levar as coisas no cálculo frio e exato da matemática, mas é preciso alertar Bahia e Vitória para os rigores que ainda terão que enfrentar até o Campeonato Brasileiro terminar.
 
Como já ultrapassamos a segunda rodada do segundo turno (21 rodadas de todo o Brasileirão), já chegou inevitavelmente o momento de se projetar cálculos, com a preocupação de mostrar a tricolores e rubro-negros os perigos que começam a enfrentar.
 
Nesta última rodada, o Vitória ganhou do Náutico (2x1), na reação, depois de ter levado o primeiro gol, mas o que ficou mesmo foi o recado de um triunfo suado, até dramático, no Barradão, sem grande supremacia contra o lanterna da competição; e o Bahia, que chegou a dar a impressão de que ganharia do Coritiba, lá no Couto Pereira, sem grandes dificuldades, marcou 2x0 e acabou cedendo o empate.
 
Então, vamos ao que interessa, como contribuição: a ser mantida a média de acertos e desacertos, se o Vitória conquistou 27 pontos nos 63 disputados até agora, haverá de conseguir 22 pontos nos 51 restantes, acabando o campeonato com 49 pontos ganhos; já o Bahia, que está com 25 pontos ganhos, dentro da mesma proporção conquistará mais 20 pontos e termina o Brasileiro com 45 pontos.
 
Aí resulta no seguinte recado: com 45 pontos, o Bahia vai ficar no limite, em 16º lugar, tomando-se como parâmetro o que fez a Portuguesa de Desportos, no ano passado, que só alcançou 45 pontos: e o Vitória poderá chegar a 49 pontos, igualzinho ao Náutico do ano passado, em 12º lugar.
 
É bom repetir que tudo pode acontecer e até será possível os dois times baianos deslancharem a partir desta próxima rodada, somar uma grande quantidade de pontos, conquistando posições muito mais elevadas. 
 
Só que, diante de tantas contusões, alterações nas equipes e “vacilos” em vários jogos, é bom acender o sinal de alerta, entrar em cada jogo como se fosse uma decisão, principalmente em casa, quando a receita mais prática é não perder pontos, que acabam sendo irrecuperáveis.


Edson Almeida* é comentarista esportivo na Itapoan FM


Whatsapp

Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade