TV RÁDIO
Buscar

Primos pobres

por Edson Almeida em 07 de Outubro de 2013 11:00

Que o Vitória e o Bahia tropeçaram na última rodada, isso já é página virada. O Bahia lutou muito contra a fraca Ponte Preta, mas caiu na remandiola, jogando um futebol sem brilho técnico e de raríssimas finalizações, só empatando em 1x1 dentro de seus domínios, e o Vitória insistiu muito na busca de um bom resultado contra o São Paulo, no Morumbi, até que o árbitro gaúcho, um tal de Anderson Daronco, roncou no cangote rubro-negro e validou um gol em que o zagueiro goleador cometeu uma carga muito clara no goleiro Wilson, acabando na derrota de 3x2.

Pior de tudo é que a gloriosa imprensa sulista argumenta que o jogo foi tenso, houve equívocos contra os dois lados, porque o gol de pênalti do Vitória, assinalado por Juan, o lateral do Vitória tocou na boa duas vezes, quando, na verdade, ele foi chutar e escorregou – e se tocou foi tão sutil que só mesmo os “olhos inimigos” puderam ver.  Mais ainda: o goleiro Rogério Ceni, que deu um espetáculo reclamando do lance, saiu da meta negócio de um metro e meio. Para resumir, se o árbitro tivesse visto os supostos “dois toques”, a solução seria repetir o lance – e provavelmente o gol teria acontecido, porque, antes de mais nada, Ceni estava em noite tão agitada que seria mesmo saco.

O problema é Bahia e Vitória terem atenção para jogos importantes de seis pontos que ainda vão disputar contra times tradicionais e naturalmente a arbitragem poderá influir nos resultados. O Tricolor, por exemplo, nos 12 jogos que ainda restam, vai pegar Flamengo, São Paulo e Santos, e o Vitória, joga ainda com Fluminense, Corinthians e Santos. Estas partidas são de seis pontos, pois, uns perto da degola, outros querendo garantir a Copa Sul-Americana, vão ser batalhas de encardir e os árbitros sempre pendem para os sulistas.

Por tudo isso, é preciso que seja uma luta coletiva, tanto dos clubes quanto da Federação Baiana, reclamando por arbitragens limpas, sem as manchas que o gaúcho deixou no jogo do Morumbi, porque continuamos sendo os primos pobres do futebol brasileiro. 

Sobre o desempenho de Bahia e Vitória é necessário, também, somar logo os pontos necessários para se garantir na primeira divisão. O Vitória, com 37 pontos, precisa de mais três vitórias. O Bahia, que está com 33 pontos, necessita de cinco vitórias.

E não se pode dizer que essas metas sejam tão difíceis nos 12 jogos que tricolores e rubro-negros ainda vão realizar.

Whatsapp

Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade