TV RÁDIO
Buscar

Baiano já está na França para regata transatlântica com destino a Salvador

Autor(a): Redação BNews em 30 de Outubro de 2017 16:10

O baiano Leonardo Chicourel e o angolano José Guilherme Caldas, que tem nacionalidade brasileira, já estão em Le Havre, na França, para a disputa da Transat Jacques Vabre, principal regata transatlântica. A largada da prova de 8 mil quilômetros será no domingo (5), e terá outros 37 barcos atravessando o Atlântico até Salvador (BA).

''Estamos prontos para a Transat Jacques Vabre e para voltar pra casa. Conto com a torcida de todos o povo baiano e dos brasileiros para essa regata'', disse o soteropolitano Leonardo Chicourel.

Os brasileiros do Mussulo 40 Team Angola Cables foram buscar o veleiro Class40 em Hamble, na Inglaterra, e cruzaram o Canal da Mancha até Le Havre.

''Faltam pequenos ajustes! Em Hamble colocamos as velas e viemos até Le Havre testando o material. Parece que está tudo em ordem'', contou o médico angolano/brasileiro José Guilherme Caldas.

Os velejadores participaram neste sábado (28) de uma regata-teste de poucos quilômetros nas águas de Le Havre. A Vila de Regata foi aberta ao público neste fim de semana.  

Salvador recebeu a competição de 2001 a 2007 (a cada dois anos). A capital baiana e Itajaí (SC) são as únicas duas cidades brasileiras a serem porto de chegada da travessia.

A largada oficial para a 13ª edição será dada no dia 5 de novembro, em Le Havre, e a previsão é de que os primeiros veleiros cheguem a Salvador no fim do mesmo mês.

Embora o Brasil tenha um currículo vitorioso em Olimpíadas, a Transat Jacques Vabre é uma das poucas competições em que o país fez história na vela de oceano. Em 2005, Walter Antunes foi o primeiro brasileiro a fazer o mesmo trajeto entre Le Havre e Salvador.

Já em 2015, o campeão olímpico Edu Penido e Renato Araújo formaram a primeira equipe verde-amarela em 24 anos de regata. Se o número de participantes brasileiros ainda é baixo, por outro lado o Brasil é o país que mais vezes recebeu o evento, seguido pela Colômbia.

A regata, que é disputada em duplas, larga sempre da cidade portuária de Le Havre, na Normandia, com destino a um país produtor de café, característica que lhe rendeu o apelido de "Rota do Café".

Em 2013, a regata reuniu mais de 590 mil visitantes nas duas Vilas da Regata (Le Havre e Itajaí). Participam quatro classes de veleiros: Class40, Multi50, IMOCA e Ultime, com 40, 50, 60 e até 100 pés respectivamente.

A travessia ligando a Europa à América é disputada com apenas dois velejadores a bordo, que se revezam no comando da embarcação.

Aproveitando o evento, o governo da Bahia, através da Secretaria de Turismo e Bahiatursa, montou um stand na vila de Le Havre, na França, para promover o estado como destino turístico. O sub-secretário Benedito Braga já está no local. O secretário José Alves chega no dia 2 e vai acompanhar a largada na França.


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade