TV RÁDIO
Buscar

Após resposta da CBF, FBF anuncia decisão sobre 3ª vaga na Série D

Autor(a): Redação Galáticos Online em 29 de Abril de 2016 21:25

A conquista de uma terceira vaga na Série D do Brasileirão foi comemorada por todos no futebol baiano. No dia 22 de março, a CBF anunciou o aumento no número de clubes que disputarão a competição de 40 para 68, já neste ano.
 
Com isso, a Bahia ganhou mais uma vaga. Em vez de dois, como foi até 2015, o futebol baiano agora terá três representantes na quarta divisão do maior campeonato de futebol do país.
 
A FBF, então, esclareceu no dia 14 de abril que havia feito consulta à CBF sobre como deveria proceder para a escolha do representante, que poderia vir do ranking geral de clubes ou de alguma competição. A resposta veio através da diretoria de competições da entidade nacional e divulgada pela FBF nesta sexta-feira (29).
 
O diretor de competições da CBF, Manoel Flores orientou a FBF a destinar a terceira vaga a um "clube oriundo do campeonato estadual de 2016, seguindo os parâmetros contidos no regulamento da competição, pois apenas uma vaga pode ser preenchida através de torneio seletivo". Neste caso, uma vaga já é dada ao campeão da Copa Governador do Estado, que em 2015 foi o Fluminense de Feira, garantido na disputa da Série D.
 
A CBF ainda destacou que, "nenhum outro critério (como ranking, por exemplo) é permitido para se acessar à série D". Com a determinação da entidade organizadora e responsável pela Série D, a FBF destinou a terceira ao Baianão 2016.
 
O estadual, agora, passa a contar com duas vagas para a quarta divisão de acesso do futebol nacional. A segunda já era destinada, como consta no regulamento, ao 3º ou 4º colocado do Baianão. O vencedor da disputa tem o direito de escolher pela vaga na Copa do Nordeste ou na Série D.
 
A terceira vaga, então, ficou determinada, através da RDI-08/16, divulgada, nesta sexta-feira (29), que será ocupada pela associação melhor colocada no Baianão Série A 2016, desde que não integre outras Séries do Campeonato Brasileiro e que já não tenha conquistado ou venha a conquistar uma das outras vagas para a disputa da Série D no próprio Baianão.
 
A FBF dispôs ainda, na RDI-08/16, que na hipótese de renúncia por parte da equipe que venha a conquistar a terceira vaga para a Série D esta passará para a seguinte equipe melhor colocada, exceto as equipes que foram rebaixadas para a Série B do Baianão 2017. Em caso de todos os clubes declinarem da participação e sobrarem apenas os rebaixados, será observada a classificação final do Baianão Série A de 2015.

Vale lembrar que, a partir do momento que a FBF anuncie o clube que terá direito à vaga, com o encerramento do Baianão, este terá um prazo de 24 horas para responder se aceita ou declina da participação. Caso responda positivamente e após o prazo volte atrás e desista, o clube poderá sofrer punições previstas pela entidade máxima do futebol brasileiro.
 
Confira abaixo a RDI-08/16 e o ofício com a determinação da CBF:
 
RDI-08/16
 
Ofício da CBF

Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade