TV RÁDIO
Buscar

Associação Bahia Livre pede saída de Valton e Sidônio do tricolor

Autor(a): Redação Galáticos Online (@galaticosonline) em 28 de Julho de 2014 08:30

Presidida por Jorge Maia, homem que entrou com o pedido de intervenção no Bahia na gestão de Marcelinho Guimarães, a “Associação Bahia Livre”, entidade que afirma lutar pela democracia no clube, decidiu pedir a saída dos homens que comandam o futebol do Esquadrão, Valton Pessoa e Sidônio Palmeira, através de uma nota na sua página em uma rede social.
 
O vice-presidente do clube e o assessor especial da presidência estão sendo taxados como homens que pouco participaram e contribuíram com o tricolor para receberem cargos importantes como aconteceu, e por conta disso não poderiam estar à frente das decisões no Fazendão.
 
A nota, no entanto, sai e defesa do presidente Fernando Schimidt, que pouco aparece para responder pelo clube, e não esteve presente em momentos importantes do Esquadrão nesta temporada.
 
O protesto vem em momento delicado do tricolor na Série A. Derrotado pelo Internacional, o Bahia já ocupa a vice-lanterna da competição e está há nove jogos sem vencer na competição.
 
Confira a nota completa:
 
"NOTA DA ASSOCIAÇÃO BAHIA LIVRE

Durante o período de intervenção decretado pelo juiz Mário Albiani, após a ação na justiça impetrada por Jorge Maia, membro e atual Presidente da ABL, no qual o Clube foi administrado pelo advogado Carlos Rátis, o publicitário Sidônio Palmeira teve uma importante participação, por ser muito bem relacionado, inclusive com a Arena Fonte Nova. Naturalmente, teve um papel de articulador dos grupos de oposição e dos novos entrantes na vida política tricolor, assim como o próprio Palmeira.
 
A escolha do nome de Schmidt foi de plena aceitação, um homem de reputação ilibada, ex-presidente do Clube e companheiro de muitos anos das pessoas que lutaram para democratizar o Bahia. Já a escolha do candidato ao cargo de Vice-Presidente foi cercada de polêmica. Em uma reunião com mais ou menos 50 pessoas, no auditório do prédio onde fica a agência Leiaute, para a escolha do candidato à Vice-Presidente, apenas um nome foi citado, o do engenheiro Fernando Jorge. Seria unanimidade, mas uma pessoa apenas divergiu, o publicitário Sidônio, dizendo que não estávamos sendo democráticos (!), inclusive, ameaçou deixar a reunião e o processo de articulação. Na verdade, Sidônio tinha em mente colocar um nome de fora dos grupos de Oposição, mais especificamente, um nome de um grupo de empresários que apoiariam a gestão do Clube. Ao final, a posição de Sidônio prevaleceu e o nome escolhido para o de candidato à Vice-Presidente, oriundo desse grupo de empresários, foi o de Valton Pessoa.
 
Até então, a única vez que o nome de Valton Pessoa teria sido relacionado ao nome do Bahia se deu quando apareceu na imprensa que ele havia participado de algumas reuniões, junto com o então gestor da Arena Fonte Nova, com o ex-presidente afastado. O objetivo dessas reuniões era fazer com que o defenestrado entregasse o poder do Clube.
 
Após a eleição de Schmidt, foi votada no Conselho Deliberativo uma espécie de ratificação de uma interpretação de um artigo do Estatuto do Clube para que o cargo de Vice-Presidente pudesse ser exercido sem dedicação exclusiva e sem remuneração. Dessa maneira, Valton Pessoa pôde exercer sua função do clube de forma amadora, mantendo plena atividade profissional no seu escritório de advocacia. O Conselho Deliberativo foi pego de surpresa com essa votação, fazendo um mea culpa, por tal surpresa e seus membros votaram de maneira diversa, uns a favor, outros contra a não exigência de dedicação exclusiva e a não remuneração. Mas mea culpa por quê? Pelo fato de hoje entendermos, claramente, que um cargo tão importante do Clube não pode ser exercido de forma não profissional, coisa que não ocorreu no calor do momento. Isso vai de encontro a tudo ao que sempre defendemos para o Clube, que é, além da democracia, a sua profissionalização. O mesmo vale para o publicitário Sidônio Palmeira, que é assessor não remunerado da Diretoria. Inclusive, vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para que na próxima gestão seja respeitada a profissionalização do Vice-Presidência. Profissionalização essa que está na filosofia que inspirou a elaboração do Estatuto aprovado pelos sócios em Assembleia Geral.
 
Para piorar a situação, o publicitário Sidônio e o advogado Valton, se tomaram por gatos mestres em futebol e passaram a administrar, conjuntamente, o futebol do tricolor. Já é sabido o caos que é o futebol do Bahia, não vamos repetir o turbilhão de críticas que a torcida e a imprensa têm feito, apenas queremos dizer que a situação se tornou insustentável e inaceitável, depois da vexatória entrevista coletiva concedida pelos responsáveis pelo futebol do Bahia, no último sábado.
 
Ao presidente Fernando Schmdit, fica a mensagem que ainda há tempo para fazer as mudanças necessárias para que se corrija a rota de modo que sua gestão não fique marcada por um rebaixamento! Mais do que uma mensagem, fica também um apelo. Pedimos, urgentemente, que o Presidente afaste o advogado Valton Pessoa e o publicitário Sidônio Pessoa da gestão do futebol do Bahia, que esses sejam impedidos de exercer qualquer ingerência sobre o futebol do Bahia. Esperamos que a contribuição de Valton seja dentro de sua área de atuação profissional, a jurídica e que o publicitário Sidônio contribua no marketing e na comunicação do Clube, se assim for solicitado."


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade