TV RÁDIO
Buscar

Treino em Pituaçu elevou nível técnico em final do Baianão Feminino

Autor(a): Secom em 27 de Janeiro de 2016 17:48

Treinar no Estádio de Pituaçu, um gramado oficial e considerado um dos melhores do país, fez toda a diferença para as equipes femininas de São Francisco do Conde e de Lusaca, que neste domingo, 24, disputaram a final do Campeonato Baiano de Futebol Feminino, realizando uma partida que chamou atenção pela qualidade técnica apresentada.

A seleção de São Francisco do Conde conquistou o título do campeonato baiano pela 14ª vez consecutiva, mesmo tendo o Lusaca vencido a partida por 3 a 1 – para conquistar o troféu, a equipe de Salvador teria que vencer com uma vantagem de três gols. Na manhã desta segunda-feira, 25, a seleção de São Francisco tornou subir no ponto mais alto do podium pelo campeonato Rede Ball após vencer a equipe Gama de Brasília por 2 a 0 em jogo realizado no estádio municipal de Lauro de Freitas.

Os treinos em Pituaçu tiveram início no segundo semestre de 2015, quando a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, abriu os portões do equipamento esportivo para que as duas equipes pudessem desenvolver suas atividades de treino no local uma vez por semana, com realização, também, de três jogos oficiais do campeonato, inclusive a partida final.

Satisfeito com a oportunidade que teve para treinar as atletas num campo oficial, o técnico da equipe de São Francisco do Conde, Mario Augusto Filgueiras, afirma que as jogadoras ganharam ritmo e melhoria técnica. “Para nós, foi muito bom, e essa oportunidade está nos ajudando a disputar o campeonato brasileiro de forma mais competitiva”, destacou o técnico, que amanhã (dia 26) embarca com sua equipe para Pernambuco, onde enfrenta na quarta-feira, 27, pelo Brasileiro, o time Vitoria de Santo Antão.

Espaço – Capitã da equipe Lusaca, Milena Araújo, 17 anos, afirma que o treinamento em um campo oficial possibilitou trabalhar posicionamento de cada jogadora para o desempenho da sua função. “Com certeza, ter essa noção de espaço ajudou muito nossa equipe a chegar à final com grandes chances de conquista do título”, disse a jogadora.

Opinião semelhante tem o técnico do Lusaca, André Beijoca. “Treinar num campo com dimensão oficial ajuda às atletas a terem noção de espaço. Tanto para o Lusaca quanto para o São Francisco do Conde, foi muito importante ter essas atividades no campo de Pituaçu, que tem um dos melhores gramados do país. A melhora para as equipes é do ponto de vista técnico e também táctico”, assegura Beijoca.

Representando a Sudesb, Sinval Vieira acompanhou todo o jogo e destacou a evolução do nível técnico das meninas e a importância do estádio de Pituaçu para o futebol baiano. “Chamou a atenção o padrão técnico das equipes, que evoluiu muito nos últimos anos, apesar de ainda não ter chegado no nível desejado. Mas observamos uma tendência de crescimento do futebol feminino da Bahia, e o apoio dado pela Sudesb tem sido fundamental para os avanços assegurados. Tivemos em Pituaçu uma bela e disputada partida de futebol, e por muito pouco a decisão do campeonato não aconteceu por cobrança de pênalti”, destacou Vieira, comentarista de futebol em programa esportivo de rádio.
 

Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade