TV RÁDIO
Buscar

Assembleia realiza Audiência Pública sobre o futebol baiano

Autor(a): FBF em 26 de Março de 2015 22:41

A importância do futebol e o que ele representa na vida de milhões de baianos ficou claro e evidente nesta quarta-feira (25). Uma Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para discutir assuntos do interesse do esporte mais praticado e amado no estado foi sucesso de público e participação dos presentes.
 
O evento, realizado pela nova Comissão de Desporto, Paradesporto e Lazer, presidida pelo ex-jogador e deputado estadual Raimundo Nonato Tavares, o Bobô (PC do B) contou com a presença de diversas autoridades, presidentes de clubes, ex-atletas e o número significativo de 26 dos 63 deputados, mais de 1/3 da casa, entre eles o presidente da Juazeirense, deputado Roberto Carlos (PDT); e o presidente do Conselho Deliberativo e patrono do Jacobina, deputado Manassés (PSB).
 
Entidade máxima do futebol na Bahia, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) se fez presente nas pessoas dos seus diretores. Participaram da Audiência o presidente Ednaldo Rodrigues, o atual vice-presidente e assessor jurídico, Manfredo Lessa; o diretor de registros e transferências e vice-presidente eleito, Ricardo de Lima e o presidente da Ceaf-BA, Wilson Paim.
 
À Ednaldo Rodrigues, coube a abertura e o encerramento da reunião, que discutiu medidas para a superação dos problemas enfrentados pelo futebol baiano na atualidade e o seu fortalecimento e desenvolvimento. "O 25 de março vai ficar marcado como um momento da união não só de quem faz o futebol, organiza o futebol e pratica o futebol, mas dos deputados, autênticos representantes nossos, e que através dos projetos de leis podem fazer a Bahia a voltar a ter destaque no cenário nacional. E é importante dizer que esses problemas não são apenas do futebol, são de todo o desporto do estado. Todos estão juntos nessa caminhada para tornar o esporte em geral na Bahia cada vez melhor.", destacou o dirigente.
 
Durante o debate, Rodrigues ainda reafirmou importância do avanço nos temas discutidos para que os representantes do futebol baiano, não só a dupla BAVI ocupem lugares de destaque no cenário nacional. "Seria muito positivo para todos que esses clubes pudessem avançar, subindo para outras séries e, quem sabe, chegando à elite do futebol brasileiro. Mas isso só será possível quando a estrutura dos estádios melhorar e esses clubes possam jogar em seus municípios", disse ao lembrar as dificuldades que a FBF tem enfrentado com as condições dos estádios e seus gramados pelo Interior do Estado.
 
E para a Bahia ter a estrutura necessária para a prática do esporte, segundo o deputado Roberto Carlos, é preciso maior apoio e participação do poder público. "A maioria dos presidentes de clubes hoje é assaltante da família. Eles tiram da própria família para botar no futebol e não é justo fazer isso. Hoje, por exemplo, Emerson (Emerson Ferreti, presidente do Ypiranga) tira do próprio bolso para dar alegria à torcida. Hoje, os clubes pagam pelo campo, pagam até o gandula, e ainda têm que recolher de 5 a 10% de INSS para os municípios, que também precisam assumir alguma responsabilidade. Precisamos cobrar do governo uma resposta para melhorar o futebol na Bahia", afirmou o mandatário do Cancão de Fogo, que está na semifinal do Baianão 2015.

 
Já o deputado Manassés ratificou que não apenas os clubes ganharão com a solução desses problemas. "Todos ganham com isso. Os municípios arrecadam, os jornais vendem mais, os hotéis ficam lotados. Os jogadores ganham bem e gastam na cidade. Sem falar que, muitas vezes, eles e seus familiares gostam da cidade e fazem investimentos nelas".
 
Por fim, o deputado Bobô comemorou o resultado da Audiência Pública e garantiu que, como presidente da Comissão de Desporto, Paradesporto e Lazer lutará por uma maior valorização do futebol e demais modalidades esportivas na Bahia. "O futebol não é só um negócio, está na entranha das pessoas, socializa, mas também é um negócio, que gera empregos e atividade econômica para o estado. Por isso, a importância desse encontro que teve a presença significativa de parlamentares e dos representantes dos segmentos ligados ao esporte. A missão dessa comissão é fazer com que não só o futebol, mas o esporte como um todo deixe de ser política de governo para se tornar política de Estado", concluiu.
 
Além de Manassés, Bobô e Roberto Carlos, também se pronunciaram e prestaram apoio à causa os deputados Jânio Natal (PRP), que pediu à comissão o envio de um orçamento impositivo de apoio ao futebol e ao desporto ao Governo do Estado; Zé Neto (PT), líder do governo e que garantiu que ajudará nas tratativas com o governador Rui Costa; Zó (PC do B), que elogiou e defendeu programas de ajuda aos esportes já realizados, como as parcerias com Embasa e Bahia Gás, e cobrou novas ações; Sandro Régis (DEM), líder da oposição, que se colocou à disposição da FBF para ajudar no que for preciso; Fátima Nunes (PT), que garantiu também o apoio na promoção de mais competições de futebol de base; Leur Lomanto Jr. (PMDB), membro da Comissão de Desporto, que exigiu o encaminhamento de proposições ao Governo; Herzem Gusmão (PMDB), que descreveu tudo o que já foi e o que é hoje o futebol baiano e destacou programas que deram certo, como o Sua Nota É um Show, que levava grandes públicos aos estádios baianos; Alex da Piatã (PMDB), que cobrou que o que foi tratado na Audiência não fique só no discurso; Rosemberg Pinto (PT), que destacou que mesmo com todas as atribuições o Governo tem condições de contribuir com a causa; e Aderbal Caldas (PP), que também a frisou a importância do desporto para a Bahia e se juntou aos demais na luta por seu fortalecimento.
 
Outros muitos deputados, que não puderam estar presente, pois participavam de plenárias que ocorriam na casa fizeram questão de enviar mensagens de apoio e garantiram que estarão imbuídos no mesmo propósito, o de buscar mecanismos para criar parcerias e melhorar as condições do futebol e demais esportes no estado.
 
Também compareceram os ex-jogadores Ronaldo Passos, representante do Sindicato dos Atletas Profissionais da Bahia; Sérgio Ferreira, presidente da Associação de Garantia ao Atleta Profissional da Bahia (Agap-BA); João Marcelo, Emo, Emerson Melo e Hugo Aparecido; o diretor geral da Sudesb, Elias Dourado; e os profissionais da imprensa esportiva, Silva Rocha (Itapoan FM), Emídio Pinto (Transamérica FM) e Del Machado (Rádio Cristal).
 
Já os clubes de futebol da Bahia estiveram representados pelos presidentes do Galícia, Dario Rêgo; Juazeiro, Antônio Barbosa; Jacuipense, Felipe Sales; Botafogo, Adalberto Lopes, Jequié, Juarez Almeida; Feirense, Dilson Carneiro; Catuense, Roberto Pena, que foi acompanhado do a vice presidente e do patrono da agremiação, Maria Aparecida Pena e Antônio Pena; do Fluminense de Feira, Gerinaldo Costa; Ypiranga, Emerson Ferreti; ABB, Carlito Santos; Colo Colo, Walter Teles, acompanhado do vice, Paulo Carvalho; Serrano, José Alfredo; o vice-presidente do Bahia, Pedro Henriques; o diretor de futebol do Jacobina, Delcir Silva e o presidente do Atlético Coiteense, que clube está em processo de profissionalização, Claudio Carneiro.

Foto: Divulgação / Alba


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade