TV RÁDIO
Buscar

Sindicato dos Árbitros realiza Seminário de Atualização das Regras em Salvador

Autor(a): Redação Galáticos Online* em 25 de Maio de 2016 04:00

O Seminário de Atualização das Regras do Futebol 2016 realizado pelo Sindicato Baiano dos Árbitros de Futebol agradou, em cheio, os participantes.

 

O auditório do Sesc Aquidabã ficou lotado do início ao fim do evento, na noite desta segunda-feira (23), em Salvador. Mais de 150 pessoas marcaram presença e não levantaram das suas cadeiras durante as quatro horas de palestra (das 18h30 as 22h30).

O motivo para tanta atenção foram os ensinamentos do o ex-árbitro FIFA e atual Instrutor Técnico da Escola Nacional de Arbitragem e representante da Conmebol no IFAB, Manoel Serapião Filho. O palestrante abordou temas como as Emendas das Regras de Futebol 2016 e a Tecnologia no Futebol - Árbitro de Vídeo, projeto da CBF e de sua própria autoria.

Na plateia estavam profissionais de diversos seguimentos. Árbitros do quadro nacional, da FBF e Aspirantes à FIFA; árbitros de Ligas Municipais e cidades do Interior como Lauro de Freitas, Catu, Conceição do Almeida, São Felipe, Dias D'Ávila, Mata de São João, Simões Filho, Cachoeira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Muritiba, Saubara, Feira de Santana, Nazaré, Camaçari, Ribeira do Pombal e Pojuca; ex-árbitros, como Lúcio José Silva de Araújo, José Raimundo Dias da Hora e outros mais antigos; alunos do curso de pós-graduação MBA em Gestão e Marketing Esportivo da Faculdade 2 de Julho; alunos do da segunda turma da Escola Baiana de Árbitros de Futebol Lourival Dias Lima Filho; alunos da Divisão de Base de Árbitros de Futebol; profissionais de imprensa, como o ex-árbitro e comentarista Manoel Lima Matos e o radialista Aderbal Monteiro; técnicos de futebol, como Fernando Dourado, ex-Colo Colo; desportistas, estudantes e torcedores interessados pelos temas compareceram ao local.

 

Prestigiaram o evento, ainda, entidades como a Dbaf, representada pelo seu coordenador, Rildo Gois; a Sudesb, representada por Hildebrando Patriarca; a Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (Ceaf-BA) da Federação Bahiana de Futebol, representada por seus membros Kléber Moradillo, Paulo Celso Bandeira, Tânia Regina Saldanha, Vidal Cordeiro Lopes, Ademilton Piedade Carigé e Coronel Paulo; o Esporte Clube Ypiranga, representado por José Cabral, além de representantes da Associação Desportiva dos Comerciário e do Sesc. Ao final do evento, todos receberam certificados pessoais de participação.

O palestrante Manoel Serapião se mostrou surpreso e encantado com o grande número de participantes e a participação de todos com perguntas e dúvidas sobre os assuntos. Segundo o ex-árbitro e instrutor FIFA, em nenhum dos diversos estados do país que ele já esteve para ministrar a mesma palestra apresentou um público tão grande e participativo.

O resultado deixou o presidente do Sinbaf e um dos responsáveis pela realização do Seminário, Arilson Bispo da Anunciação, emocionado. "Fiquei muito feliz pela participação das pessoas. Foi um sucesso. Tivemos um público eclético. Compareceram pessoas da imprensa, torcedores, curiosos, entidades e não apenas árbitros. Estamos muito satisfeitos com o resultado. Agradecemos a todos pela presença. O Sindicato agradece muito a todos que participaram e contribuíram para que o evento fosse esse sucesso. E também não podemos deixar de agradecer a Serapião. Além do grande árbitro que foi, continua trabalhando pelo fortalecimento da arbitragem e apresentou aqui uma bela palestra, esclarecendo todas as dúvidas", disse.

E quem não pôde comparecer não sairá perdendo. O Sinbaf filmou toda a palestra e disponibilizará o vídeo, na íntegra, no portal sinbaf.com para que os ensinamentos alcancem um número ainda maior de árbitros e interessados.

*Fonte: Sinbaf


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade