TV RÁDIO
Buscar

Dois medalhistas olímpicos desembarcam com a seleção cubana de judô

Autor(a): Redação Galáticos Online (Twitter: @galaticosonline) em 24 de Julho de 2016 02:38

Dois medalhistas da seleção cubana de judô, a campeã olímpica (ouro) Ydalys Ortiz e o medalhista de prata Asley Gonzalez, vencedores nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, integram a delegação cubana olímpica, que desembarcou em Salvador na manhã desta sexta-feira 22, para os preparativos finais visando a Rio 2016.

Os atletas da ilha cubana desembarcaram em grupos separados. A partir deste sábado 23, os medalhistas começam os treinamentos com suas respectivas equipes, no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador.

Recepcionados pelo secretário estadual do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, a delegação comemorou o fato de fazer a aclimatação em Salvador. O titular da Setre falou dos esforços que o Governo do Estado vem realizando para operacionalizar os dez (10) jogos do Torneio de Futebol Olímpico na Arena Fonte Nova. “Estamos preparados para fazer mais uma grande festa”.

Membros da Associação Cultural Jose Martí levaram faixas e bandeiras dando as boas-vindas aos atletas e dirigentes. “Chegaram os melhores judocas do mundo. E com certeza, eles deverão conquistar as principais medalhas para Cuba”, arrematou a presidente Ivone Souza, com entusiasmo.

A equipe de Taekwondo – que também era aguardada - não desembarcou com os judocas. A chegada será ainda neste final de semana. Todavia, o cônsul de Cuba na Bahia, Orelvis Montes da Oca não soube precisar dia e horário da chegada, se no sábado ou domingo.

SEMELHANÇAS

As três seleções olímpicas de judô, taekwondo e halterofilismo de Cuba escolheram a capital baiana para este período de aclimatação pelas semelhanças entre os povos. A de halterofilismo já está treinando desde quarta-feira 20.

“Vocês são muito gentis e acolhedores, além de ter uma comida tão saborosa igual a nossa. Aqui, nos sentimos praticamente em casa!”, arremata o presidente da Federação Nacional de Judô de Cuba, Rafael Manso.

A judoca Idalys Ortiz lembrou que já esteve em Salvador recentemente e está feliz pela escolha da Comissão Técnica. “Salvador é um lugar onde se pode treinar com conforto, pois tem um clima muito bom. Agora, nós vamos focar nos treinamentos, dedicarmos de corpo e alma nas lutas para conquistar as medalhas que viemos disputar”.

O técnico cubano, Justo Noda Barreto, com experiência de mais de 30 anos à frente da seleção olímpica de judô de Cuba, onde conquistou 22 medalhas olímpicas e 32 em mundiais, diz que vai aproveitar de uma equipe de judocas baianos como apoio.

Treinador da equipe feminina, Armando Padron também segue no mesmo raciocínio de Justo e pretende solicitar do presidente da Federação Baiana de Judô (Febaju), Marcelo Ornellas, esta colaboração. Os dois receberam garantias de que os atletas locais serão convidados para as atividades como parte do intercâmbio.

Dos novos valores da equipe masculina de judô, José Armentero e Alex Garcia Mendoza só se houve frases otimistas com relação às disputas nos Jogos Olímpicos Rio 2016. E assim como eles, as novatas Dayaris Mestre Alvarez, Maricet Espinosa e Yalennis Castillo. “Viemos cientes do que vamos encontrar pela frente, mas não descartamos brigar pelas medalhas”, avisam.  

Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade