TV RÁDIO
Buscar

Em parceria com a Polícia Militar Salvador terá 1º Jogos Esportivos das BCS

Autor(a): Redação Galáticos Online em 20 de Janeiro de 2017 18:38

Salvador vai sediar, no segundo semestre deste ano, os I Jogos Esportivos das Bases Comunitárias de Segurança. Protocolo neste sentido foi assinado nesta quinta-feira (19), entre a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e o comando-geral da Polícia Militar baiana.

Segundo o comandante Anselmo Brandão, os Jogos serão organizados pela PM, em parceria com a Setre, Sudesb e as comunidades envolvidas.  Inicialmente serão realizadas competições de judô, xadrez, karatê e futebol society, mas ele explicou que outras modalidades esportivas ainda poderão ser contempladas.

“Vamos primeiro ouvir as comunidades e, se houver  condições, poderemos contemplar outros esportes, inclusive a natação, vez que o secretário Álvaro Gomes colocou a nova Piscina Olímpica da Bahia à nossa disposição”, observou o comandante-geral da PM da Bahia.

Comandante disse que a realização dos 1º Jogos das Bases Comunitárias  vai beneficiar  regiões do Calabar, Amaralina, Coutos, Rio Sena, Itinga, Águas Claras, Chapada,  Uruguai, Bairro da Paz, São Caetano, Santa Cruz e Camaçari.

Ele explicou que “o objetivo, além de oferecer  mais uma opção de lazer para a população desses bairros, a Polícia Militar quer despertar e fortalecer o interesse  pela prática esportiva, além de afastar muitos jovens do caminho das drogas”.

Prosseguindo, afirmou: “Pela nossa experiência, sabemos que o esporte ajuda a diminuir o índice de violência, e a realização dos Jogos das Bases Comunitárias de Segurança também vai colaborar com esse trabalho que já estamos fazendo junto a nossas bases”.

 

FORTALECER PARCERIA

Secretário Álvaro Gomes destacou a importância do fortalecimento da parceria com a Polícia Militar, através de iniciativas transversais no âmbito de governo, e colocou toda estrutura da Setre para colaborar com os Jogos. Também reiterou que sempre defendeu o esporte como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento humano, sublinhando sua alegria em poder colaborar com uma competição com tamanha envergadura social.

Titular da Setre também enfatizou seu desejo em estabelecer uma parceria com a PM na área de Qualificação, oferecendo cursos profissionalizantes para os policiais e também às suas esposas, no sentindo de aumentar a renda familiar.

“Queremos realmente ampliar esta parceria com a PM, e no campo da Qualificação podemos oferecer cursos  nas áreas de beleza,  informática e outros ofícios, ajudando o próprio policial e também  seus familiares”.

Coronel Anselmo achou a ideia ótima e ficou de verificar como proceder para  divulgar este projeto junto aos diversos batalhões de Salvador e do interior e citou que na Base Comunitária do Bairro da Paz a PM ofereceu,  no ano passado, um curso pré-vestibular para o Instituto Federal da Bahia (IFBA) e numa turma de quase 30 jovens, cinco foram aprovados.

 

CENSO ESPORTIVO

Finalizando, o Cel. Anselmo Brandão falou para o secretário Álvaro Gomes de uma ideia que já foi levada ao governador Rui Costa de construir pelo menos seis pistas de atletismo no interior em áreas onde a PM tem quartéis, além de reformar a pista já existente na Vila Militar dos Dendezeiros, no Bonfim.

“Como disse antes, a intenção é fazer do esporte um parceiro para ajudar a acabar com a violência no Estado. Quero aproveitar os espaços que temos em Barreiras, Vitória da Conquista, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Alagoinhas e Ilhéus, com apoio  inclusive das empresas que atuam nestes municípios, para construção dessas pistas e quem sabe, revelar grandes campeões.

Álvaro Gomes achou muito bom o projeto e citou inclusive que isso pode ser feito através do Programa FazAtleta.  Secretário ressalvou sobre um desejo de fazer um censo esportivo em todo estado, através de um convênio com a Universidade Federal da Bahia, para ter informações detalhadas sobre o número e condições dos equipamentos esportivos existentes  na capital e no interior.


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade