TV RÁDIO
Buscar

FBF celebra o Dia Nacional do Futebol

Autor(a): Redação Galáticos Online (Twitter: @galaticosonline) em 19 de Julho de 2017 17:21

 

Sem distinção de raça ou classe social, o futebol é responsável por levar alegria e emocionar milhões de brasileiros. Sua importância é tão relevante no país que não é exagero considerá-lo o esporte de todos os brasileiros.
 
Por isso, foi instituído há 34 anos, pela antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD), hoje a conhecida CBF, entidade máxima da modalidade esportiva no Brasil, o Dia Nacional do Futebol.
 
A escolha do dia 19 de julho para comemorar a data foi uma homenagem ao clube mais antigo em atividade no país, Sport Club Rio Grande, da cidade gaúcha de Rio Grande, fundado em 19 de julho de 1900. O clube foi criado pelo alemão Johannes Minnemann.
 
Na Bahia, o Esporte Clube Vitória aparece como o mais antigo do estado e um dos mais antigos do Brasil. Apesar de fundado em 1899, o Rubro-Negro só não é mais velho do que o Rio Grande porque iniciou sua história como clube de Cricket Victória. O Leão só adotou o futebol como sua modalidade esportiva em 1902.
Como tudo começou - Após um período de estudos na Inglaterra, em 1894, o paulista Charles William Miller desembarcou no Brasil e trouxe na bagagem objetos até então desconhecidos dos brasileiros, duas bolas. Neste dia deu-se início à história do futebol no país.
 
Apesar disso, o próprio Miller, em entrevista à revista O Cruzeiro, em 1952, revelou que o primeiro jogo de futebol em solo brasileiro só veio a ocorrer em 14 de abril de 1895. Foi na Várzea do Carmo, em São Paulo, que ingleses da Companhia de Gás e anglo-brasileiros funcionários da Estrada de Ferro São Paulo Railway disputaram um amistoso, que terminou com vitória por 4 a 2 da equipe do São Paulo Railway.
 
O presidente Ednaldo Rodrigues celebra junto a todos os clubes filiados e a todos os baianos apaixonados pelo futebol o dia nacional do esporte que mais une e emociona o povo brasileiro.

*Com informações de Wikipédia e Placar

Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade