TV RÁDIO
Buscar

Caso Figueirense: CBF reconhece erro e promete investigar caso

Autor(a): Redação Galáticos Online (@galaticosonline) em 16 de Abril de 2014 17:42

Depois da Portuguesa, agora é a vez do Icasa pleitear uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série A. E nesta quarta-feira (16), em um documento elaborado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi reconhecido o erro da entidade em não identificar a irregularidade no atleta do Figueirense, Luan Niedzielski, que atuou na segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Baseado neste documento, o Icasa conseguiu, através da justiça, uma vaga no Campeonato Brasileiro da primeira divisão, por ter sido o quinto colocado na Série B de 2013. Com os pontos perdidos pelo time catarinense, a equipe cearense assumiria a quarta colocação.

Confira parte do documento obtido pelo site da ESPN:

1. Investigamos em nossos registros qual era a situação do atleta Luan Niedzielski, em 28/05/2013, por ocasião do jogo América-MG x Figueirense/SC, válido pelo campeonato brasileiro da Série B, no qual o referido atleta efetivamente atuou pelo Figueirense/SC.

2. Por se tratar de registro de contrato de atleta, consultamos a DRT - Diretoria de Registro e Transferência, da nossa entidade, a qual informou-nos formalmente que o referido atleta na data do jogo tinha contrato em vigor com o CA Metropolitano; no mesmo memo, a DRT informa ainda que o atleta em questão tinha também contrato com o Figueirense FC.

3. Por óbvio, caberia indagar porque a DCO - Diretoria de Competições - somente estaria se manifestando agora, diante da denúncia apresenatda pelo Icasa/CE, e encaminhada pelo STJD, considerando que, como regra, a DCO sempre encaminha ao tribunal, de pronto, todos os casos de possíveis irregularidades, como tem constatado o próprio STJD.

4. É necessário informar, nesse contexto, que a DCO utiliza há anos um sistema informatizado, projetado para detectar casos de irregularidades com atletas em partidas. São situações previstas no sistema: atleta que atue com três cartões amarelos, atleta que atue com cartão vermelho, atleta que atue com punição pendente de cumprimento aplicada pelo STJD, e atleta que atue com problemas de registro de contratos.

5. No caso do atleta em questão, o sistema não acusou a irregularidade (estamos investigando as causas). Nessa cirscunstâncias, tornou-se impossível a detecção dessa ocorrência, até que a denúncia surgisse.

6. Dado o exposto, somente com o surgimento da denúncia e seu encaminhamento pelo STJD tornou-se possível à CBF/DCO identificar o problema e proceder à sua verificação, o que aqui relatamos.


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade