O São Francisco-BA é um time tradicional nas competições de futebol feminino. O time coleciona títulos do Campeonato Baiano, são 15 no total, e sempre apresentou campanhas de destaque na Copa no Brasil. No entanto, a trajetória da equipe baiana no Campeonato Brasileiro Feminino é mais modesta. Na primeira edição da competição, em 2013, foi eliminado na segunda fase. Nos anos de 2014 e 2015, a equipe ficou na primeira etapa. No ano passado, deixou a competição na segunda fase.

Para mudar as estatísticas do São Francisco nesta temporada, o supervisor-geral da equipe, Mário Augusto, aposta no novo formato do Brasileirão. Para ele, as novidades ajudarão no crescimento do futebol feminino no país.

– Estamos na expectativa para este novo formato do Campeonato Brasileiro Feminino. Foi a melhor coisa que aconteceu nos últimos 50 anos, falando em futebol feminino no Brasil. Foi um grande passo que a CBF deu para o crescimento da modalidade no país.

A mudança já afetou a estrutura do clube. Até o ano passado, a equipe só possuía um profissional na comissão técnica, o próprio Mário. Ele atuava como treinador e coordenador. Agora, passou a ser supervisor-geral, e o time, com o apoio da patrocinadora (a Prefeitura da cidade), contratou um treinador, um auxiliar técnico, um fisiologista e um preparador físico.

Mário Augusto também exaltou o retorno de alguns clubes, fato que movimenta e valoriza o mercado da modalidade.

– Aumentou o assédio às jogadoras por essas equipes. Perdemos seis titulares, muitos clubes perderam também. O que importa é que, apesar disso, trouxemos dez jogadoras novas. Esse novo formato fez com que mais atletas se interessassem por esta competição. Trouxemos cinco jogadoras do interior da Bahia e também atletas mais experientes de Minas Gerais, São Paulo e Brasília.

A equipe estreou no Brasileirão A-1 no último domingo (12), com derrota por 4 a 0 para o Corinthians. O supervisor falou sobre suas impressões do jogo.

– A equipe jogou muito bem no primeiro tempo. O Corinthians individualmente é uma bela equipe, sabemos do potencial deles. Acredito que o nosso time ainda pode melhorar e fazer uma boa campanha.

O próximo confronto do São Francisco será disputado contra o Iranduba, no domingo (19), às 18h, no estádio Ismael Benigno, em Manaus.