TV RÁDIO
Buscar

Campeão Baiano Feminino levará “Troféu Solange Santos Bastos”

Autor(a): Redação Galáticos Online (Twitter: @galaticosonline) em 15 de Janeiro de 2017 11:15

Falar de futebol feminino na Bahia e no Brasil é falar de Solange Santos Bastos. A baiana de Feira de Santana foi uma das atletas que integrou a primeira Seleção Brasileira Feminina, entre o final da década de 80 e início da década de 90.
 
Sofreu, viveu uma época de poucos investimentos na categoria. Mas, ultrapassou todas as barreias e escreveu seu nome na história.
 
Ao lado de outras baianas, brilhou em competições importantes, como o Sul-Americano, Copa do Mundo e as Olimpíadas. A zagueira foi atleta olímpica e defendeu a Seleção nos Jogos de Atlanta, em 1996.
 
Mas, a história de Solange no futebol começou muito antes. Como todo baiano bom de bola, deu seus primeiros passos nos tradicionais "babas".
 
Já como atleta, seu primeiro clube foi o Flamengo de Feira, onde conheceu Edmilson Amorim, o Michelinho, fundador e presidente do clube e que se tornou seu amigo. Passou também por outras equipes do país, como o Santos.


Solange atuando como avaliadora da Caravana do Futebol Feminino 

Hoje, aos 47 anos, Solange voltou a trabalhar ao lado de Michelinho, no mesmo Flamengo. Ele ainda como presidente. Ela, agora, como técnica.
 
E contribuição de Solange ao esporte não para. Além de treinadora, onde passa sua experiência e tudo que viveu a jovens que estão apenas começando no esporte, a ex-zagueira é uma descobridora de talentos.
 
Solange integra a equipe de avaliadores técnicos, ao lado do próprio Michelinho e do técnico do São Francisco, Mário Augusto Filgueiras, da Caravana do Futebol Feminino da Federação Bahiana de Futebol. Projeto pioneiro no país, a Caravana viaja por cidades baianas e realiza avaliações técnicas com garotas que sonham em se tornar atletas de futebol. As aprovadas recebem as primeiras chances no esporte ao serem sorteadas para defender os clubes que disputam o Baianão Feminino.
 
O amor ao futebol é o combustível de Solange para continuar superando as dificuldades e se dedicando à modalidade. Mas, o reconhecimento também é um incentivo para quem luta, há tanto tempo, pelo fortalecimento da categoria no Brasil.

 

Por isso, a Federação Bahiana de Futebol resolveu homenagear essa guerreira baiana da bola. A entidade escolheu Solange para dar nome ao troféu de Campeão Baiano Feminino 2016/2017.
 
A "Taça Solange Santos Bastos" será entregue a Vitória ou Juventude, finalistas inéditos do estadual, no próximo domingo (15), no Barradão. No jogo de ida, o Rubro-Negro saiu na frente e goleou o adversário fora de casa por 6 a 0.

 


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade