TV RÁDIO
Buscar

Presidente da FBF avalia medidas aprovadas pelo Comitê de Reformas da CBF

Autor(a): Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews) em 11 de Junho de 2016 15:17

 

O presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues esteve no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (9). Na sede da CBF, o dirigente participou da coletiva de imprensa do Comitê de Reformas do Futebol Brasileiro.

O baiano foi um dos membros do Comitê presentes ao evento para anunciar os resultados parciais dos grupos de trabalhos formados ainda no início do projeto. No local, foram reveladas novidades e aprovação de medidas que trarão significativos avanços ao futebol nacional.

Os 18 membros do Comitê aprovaram o Código de Ética do Futebol Brasileiro, o novo calendário, um plano de ação para o futebol feminino e uma metodologia oficial da CBF de ensino do futebol para crianças. A série de medidas, com apenas quatro meses de existência do Comitê mostra o compromisso e a dedicação dos seus membros no objetivo de buscar soluções para uma melhor gestão e para fortalecer os conceitos de modernidade, transparência e ética no esporte mais amado pelo brasileiro.

Na oportunidade ficou decidido que o novo Código de Ética valerá para dirigentes da CBF, das 27 federações estaduais e dos clubes nacionais, além de jogadores, árbitros e outros profissionais ligados ao futebol no Brasil. A decisão foi baseada em um levantamento feito pela ONG Transparência Internacional, que em 2015 identificou que apenas 50 de 209 federações nacionais de futebol possuem Código de Ética.

Uma comissão de ética será criada nos moldes da FIFA. A Comissão contará com uma Câmara de Investigação e uma Câmara de Tomada de Decisão. Quem desrespeitar o código sofrerá punições, que podem variar de advertência, multa de até R$ 500 mil, suspensão de até 10 anos, demissão por justa causa, trabalho comunitário, proibição de acesso aos estádios por até 10 anos e proibição de participar de qualquer atividade relacionada ao futebol também por até 10 anos. Agora, o novo código será levado à Assembleia Geral da CBF, onde será votada sua aprovação.

Em relação ao calendário, os membros do Comitê de Reformas anunciaram mudanças que já entrarão em vigor em 2017. Haverá a flexibilização do número de datas dos campeonatos estaduais para adequação das copas regionais. A partir do próximo ano, os estaduais deixarão de ter 19 datas para ter 18 e serão realizados entre 29 de janeiro e 30 de abril. Com isso, as competições regionais não correrão riscos e terão oito datas garantidas. Os estados que não participam de Copas Regionais poderão utilizar todas as 18 datas para os estaduais. Na Bahia, onde clubes disputam a Copa do Nordeste, o Baianão seguirá com 12 datas. Inclusive, a FBF, há quatro anos, foi a primeira Federação a perceber a iminente redução das datas no calendário e já havia inovado com a adequação do seu estadual, na época uma surpresa para muitos.

Outra redução será no número de jogos do Brasileirão em meio de semana. De 11 datas em 2016, a maior competição do país passará a ter apenas nove datas para jogos em dias de semana, o que permitirá que os clubes tenham mais tempo para treinar e os atletas tenham um maior período de recuperação entre as partidas.

Assim, o Brasileirão Série A será disputado entre 7 de maio e 3 de dezembro, a Série B entre 6 de maio e 25 de novembro, a Série C de 7 de maio a 1º de outubro e a Série D entre 4 de junho e 17 de setembro. Com o encerramento da quarta divisão em setembro, os clubes poderão alongar suas temporadas com participações em outras competições ainda no segundo semestre, como no caso da Bahia, onde a Copa Governador do Estado é iniciada em outubro. Já a Copa do Brasil será iniciada em 12 de abril.

Outra novidade no calendário será a paralisação das competições da CBF em datas FIFA, onde se realizam jogos oficiais e amistosos das Seleções Nacionais. Já os períodos de férias anuais de 30 dias e de 25 dias de pré-temporada para os atletas foram mantidos.

Sobre o Futebol Feminino, o Comitê aprovou uma série de ações, divididas em temas como Desenvolvimento, Competições, Seleções e Marketing. Por fim, também foi anunciada a aprovação da metodologia "Paixão Nacional".

O projeto consiste numa metodologia de ensino da CBF de futebol para crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares, projetos sociais e escolinhas e futebol. Para a criação do programa, o Comitê se inspirou nos títulos mundiais conquistados pela Seleção Brasileira com os destaques de cada conquista: Equilíbrio (1958), Criatividade (1962), Responsabilidade (1970), Comprometimento (1994) e Confiança (2002). As cinco virtudes se unem ao fair play.

As crianças e a adolescentes aprenderão fundamentos do futebol, como passe, chute, condução e drible. Na prática, os fundamento serão trabalhados em partidas com número reduzido de jogadores e de acordo com a faixa etária, sob regras adaptadas e aprovadas pela Escola Nacional de Arbitragem.

Para dar início ao "Paixão Nacional", a CBF oferecerá cursos de capacitação para professores de educação física, ex-jogadores e profissionais que atuem em escolinhas de futebol e projetos sociais. O primeiro teste, o piloto, será realizado nas escolas públicas do Estado de Goiás, em uma parceria com o Governo local.

Após a coletiva, Ednaldo Rodrigues destacou os avanços que o futebol brasileiro terá com a aprovação das medidas. "São medidas fundamentais para a reformulação e modernização do nosso futebol. Essas medidas trarão mais profissionalismo, mais preparação, mais planejamento. Tudo isso com muita transparência e ouvindo as sugestões de todos os brasileiros, que podem participar desse grande projeto que resultará em um novo e mais moderno futebol brasileiro. Lá na frente, os frutos serão colhidos e provarão que o trabalho realizado foi fundamental", destacou o mandatário da entidade máxima do futebol baiano.

Fonte: FBF


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade