TV RÁDIO
Buscar

FBF realiza XI Pré-Temporada dos Árbitros de Futebol da Bahia

Autor(a): FBF em 06 de Dezembro de 2014 16:06

No próximo domingo (7) chegará ao fim a temporada 2014 do futebol brasileiro com a última rodada da Série A do Brasileirão. O final da competição significa o início das férias para os atletas.
 
Mas, para os árbitros baianos marcará o começo da preparação para a temporada 2015. Isso mesmo. Enquanto os jogadores estiverem em descanso com suas famílias, os profissionais do apito estarão, literalmente, "pegando no batente". Tudo isso para que a arbitragem cumpra seu papel com qualidade nas competições que virão por aí.
 
Entre os meses de dezembro e janeiro, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) realizará a XI Pré-Temporada dos Árbitros de Futebol da Bahia. Serão 150 profissionais, divididos em três turmas, submetidos a uma série de atividades e testes criteriosos.
 
A primeira turma já fará sua pré-temporada na próxima semana, entre os dias 11 e 13 de de dezembro. As atividades serão realizadas no 19º Batalhão de Caçadores do Exército, no Cabula, e o SESI Simões Filho.

Os 50 árbitros e assistentes da primeira turma se apresentarão para o início dos trabalhos às 7h30 do dia 11. Às 9h15, será realizada a abertura oficial da XI Pré-temporada, com as presenças do diretor de registros e vice-presidente eleito da FBF, Ricardo Nonato, e do presidente e o vice da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol (Ceaf-BA), Wilson Paim e Belmiro da Silva, respectivamente.
 
Já a programação de palestras e atividades será aberta às 11h e seguirá até o início da tarde do dia 13, quando acontecerá o encerramento do evento, com a presença do presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues.
 
Neste ano, a Pré-Temporada, que vem sendo realizada pela FBF desde 2001 terá uma novidade. Diferente das últimas edições, os profissionais do apito não precisarão ficar confinados no local. Todos se apresentarão para os trabalhos no início das manhãs e cumprirão a programação até a noite, quando serão liberados para retornarem às suas residências ou locais de estadias.
 


 
Programação/Palestrantes - A programação da XI Pré-Temporada está recheada de importantes temas. Durante os três dias, os árbitros e assistentes assistirão a palestras sobre Regras do Jogo e serão submetidos a atividades de Mecânica de Arbitragem, Trabalho em Equipe, aulas de Hidroginástica, Preparação Psicológica, além das já tradicionais avaliações teóricas e os testes físicos da FIFA (FIFA Test).
 
Já entre os palestrantes e instrutores, a principal novidade é a presença da ex-árbitra do quadro da FIFA, Silvia Regina de Oliveira. A brasileira, formada em Educação Física, possui um currículo invejável, com 800 partidas, dentre elas de Campeonato Paulista, Brasileirão, Copa Libertadores e Copa Sul-Americana. Atuou também no Mundial de 2001, na China; dos Jogos Olímpicos de Athenas, em 2004 e das Copas de Seleções Femininas, em Portugal, nos anos de 2003, 2004 e 2005. Já como instrutora FIFA, Silvia Regina já ministrou cursos em Cabo Verde, no Peru, no Paraguai e em pré-temporadas pelo Brasil. Atualmente, ela também faz é membro da Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol, onde atua na formação e capacitação de árbitros.
 
Além de Silvia Regina, também a XI Pré-Temporada dos Árbitros de Futebol da Bahia terá como palestrantes e instrutores, o presidente da Ceaf-BA, Wilson Paim; o vice-presidente da Ceaf-BA, Belmiro da Silva; o membro da Ceaf-BA e instrutor FIFA, Kleber Moradillo; o membro da Ceaf-BA e assessor, Paulo Celso Bandeira; a professora de educação física e hidroginástica, Fátima Maria Andrade Souza; o clínico psicoterapeuta da Faculdade Ruy Barbosa, Leonardo Soares Beijo e o presidente da Federação Bahiana de Atletismo, Og Robson de Menezes.
 
Um dos organizadores e responsáveis pela 11ª edição da Pré-Temporada, ao lado de Wilson Paim, Kleber Moradillo, Paulo Celso Bandeira e Tânia Regina, secretária da Ceaf-BA, Belmiro da Silva destacou a importância do evento para o desempenho dos árbitros baianos na temporada 2015. “ Vamos tentar fazer  uma aproximação de critérios nas grandes decisões dos árbitros nas partidas, através do trabalho técnico, físico e psicológico” enfatizou.
 
A 2ª e a 3ª turmas da Pré-Temporada realizarão suas atividades nos dias 18 de dezembro e 16 de janeiro, respectivamente, ambas com 50 árbitros e assistentes. A lista com os participantes de cada uma serão divulgadas posteriormente pela FBF.

 
Confira os árbitros convocados para a 1ª Turma e a Programação completa:

 
Programação da XI Pré-Temporada dos Árbitros de Futebol da Bahia

 
Lista dos 50 árbitros e assistentes convocados para a 1ª Turma

Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade