TV RÁDIO
Buscar

Nadadores de alto rendimento treinam na piscina olímpica

Autor(a): Redação Galáticos Online (Twitter: @galaticosonline) em 06 de Maio de 2016 13:50

Treinar numa piscina olímpica de 50 metros, de qualidade técnica reconhecida e sem precisar sair de Salvador. Essa experiência, até pouco tempo inexistente na capital baiana, já está sendo vivida por atletas e paratletas baianos de natação de alto rendimento que, desde a semana passada, treinam na nova piscina olímpica da Bahia, inaugurada pelo Governo do Estado em março deste ano.

Entre eles, o campeão de maratona aquática, Allan do Carmo, e a campeã paratleta Verônica Almeida, ambos com presenças confirmadas nos Jogos Olímpicos Rio 2016 (5 a 21 de agosto) e Jogos Paralímpicos Rio 2016 (7 a 18 de setembro), respectivamente.

“Essa piscina chegou num momento importante para os atletas, principalmente para aqueles que se preparam para os Jogos Olímpicos. Pra mim, treinar aqui tem sido tecnicamente muito bom, pois irei competir numa piscina de 50 metros muito parecida a esta que temos agora em Salvador”, afirmou Verônica Almeida.

Tranquilidade – Técnico de Allan do Carmo e de outros atletas baianos bem posicionados no ranking nacional, Carlos Rogério Arapiraca afirma que a nova piscina proporcionou tranquilidade aos atletas, que agora não precisam mais ir para outras cidades treinar. Ele conta que antes da piscina baiana, Allan tinha que treinar em Aracaju, o que implicava em dormir fora do conforto de casa durante uma semana, além da privação de comer uma comida caseira, de melhor qualidade, já que toda alimentação na capital sergipana era feita na rua.

“Agora não temos mais que enfrentar o desgaste desse deslocamento e podemos fazer o treino com maior frequência e tranquilidade. Tenho certeza de que essa nova realidade irá proporcionar mudança positiva no rendimento dos atletas baianos de natação”, afirma Arapiraca.

Além de Allan e Verônica, outros 16 atletas de alto rendimento também já treinam no local às terças e quintas-feiras, pela manhã e à tarde. “Nossa expectativa é abrir a piscina olímpica para treino de atletas bem ranqueados por federações de natação. O encaminhamento desses nadadores está sendo feito pela Federação Baiana de Desporto Aquático, nossa parceira na organização do funcionamento adequado do equipamento”, informa Elias Dourado, diretor da Sudesb, autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e responsável pela gestão do espaço esportivo.

Escolinhas da Sudesb – Na piscina de aquecimento também existente no local, com dimensões de 25 x 12,5m, a Sudesb irá atender crianças e jovens com projetos de iniciação esportiva na natação. Neste momento, o órgão finaliza os últimos ajustes no projeto e cronograma das aulas, para em seguida abrir a inscrição dos alunos. “No entanto, já está definido que as vagas serão priorizadas aos estudantes de escolas públicas do estado e do município”, adianta Elias Dourado. 

Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade