TV RÁDIO
Buscar

FBF dá resposta errada ao TJD no caso da 'mala preta'

Autor(a): Redação Galáticos Online em 03 de Dezembro de 2013 23:32

Uma informação oficial da Federação Bahiana de Futebol no processo conhecido como “mala preta” da 2ª divisão do futebol da Bahia, fornecida de forma errada, poderia ter influenciado na decisão dos auditores da 1ª Comissão Disciplinar que são responsáveis pelo polêmico julgamento.

Para se ter ideia, apenas meia hora antes do início da sessão desta segunda-feira (02) é que a FBF deu entrada na resposta a uma consulta feita pelo TJD. Dentro de um questionário enviado para a entidade, o Tribunal queria a informação concreta se o Camaçari, na disputa da última rodada do campeonato da 2ª divisão dependia somente dele próprio para se classificar. A resposta da FBF, em documento assinado pelo vice-presidente e assessor jurídico, Manfredo Lessa Pinto, foi NÃO. Pasmem! a entidade que organiza e tem a responsabilidade de fazer as estatísticas das competições errou na resposta e por pouco os auditores não julgaram o processo da “mala preta” com base nessa resposta oficial. Confira o documento:

De posse do documento, o presidente do Camaçari, Fernando Lopes, revoltado, declarou: “Não acredito em um simples erro e sim numa interferência direta da Federação num processo que tem chamado a atenção pela falta de ética e pelo esquema montado no jogo Camaçari X Ipitanga”. É que jogadores do Ipitanga caíram em campo para que a partida fosse encerrada aos 12 minutos do 2º tempo por falta de jogadores. O jogo acabou com o placar de 4 a 0 para o Camaçari, que precisava de mais dois gols para se classificar sem depender de nenhum outro resultado. “O Camaçari vai às últimas consequências por seus direitos. Até a justiça comum se preciso for”, garantiu o dirigente de Camaçarí.

A resposta oficial da FBF para o Tribunal de Justiça Desportiva dá conta de que o Camaçari não dependia só dele próprio para se classificar, o que não é, nem de longe, uma informação verdadeira, conforme pode ser provado a seguir:

O Camaçari, no dia 29/06/2013, entrou em campo já sabendo do resultado da última partida da Catuense, que havia se despedido da competição desde o dia 16/06/2013 vencendo o Ypiranga por 1 a 0, 13 dias antes de Camaçari X Ipitanga. Diante disso, não restam dúvidas de que o Camaçari só dependia dele próprio para se classificar em campo na partida contra o Ipitanga. Para isso, precisaria apenas fazer um saldo de 6 gols na última partida, o que poderia ter ocorrido, não fosse o “cai cai” de jogadores em campo. Com mais dois gols na partida para ultrapassar a Catuense, que não jogava mais.

Aos 12 minutos do segundo tempo, quando a partida foi encerrada por falta de jogadores do Ipitanga em campo, o Camaçari vencia o Ipitanga pelo placar de 4 a 0. Faltavam mais 33 minutos para o encerramento normal do jogo.

A Catuense jogou antes a sua última partida e, portanto era a Catuense quem precisava de outros resultados, pois não entraria mais em campo na primeira fase da 2ª divisão. Sua participação já havia se encerrado com a vitória diante do Ypiranga, que deixou a Catuense com 13 pontos ganhos, 4 vitórias e saldo de 1 gol. O Camaçari, com o placar de 4 a 0 em sua última partida, encerrou o campeonato com 13 pontos, 4 vitórias e saldo negativo de 1 gol. Com mais dois em seu favor, o Camaçari eliminaria a Catuense e estaria na disputa da semifinal do campeonato, lutando pelo acesso contra o Itabuna, porém foi a Catuense quem se beneficiou com o resultado do “cai cai” e garantiu a vaga mesmo sem jogar.


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade