Cabeça de Míssil
Pra galera que brinca de CARTOLA FC. Entra lá na liga dos Galáticos Online. Vms ver quem leva...
Márcio Martins manda por e.mail um artigo em que Juca Kfouri reabre a questão do rebaixamento dos gigantes do futebol brasileiro. Juca evoca - e diverge - de Luís Fernando Veríssimo, para quem deveria haver um dispositivo que impedisse equipes como o Palmeiras de caírem para a segunda divisão.
E eu que não sou Kfouri, muito menos Veríssimo me animo a meter a colher nessa briga.
Enquanto paulista e palmeirense, me sinto até tentado a concordar que a Série A fica um tanto órfã quando perde um clube que soma 10 títulos nacionais e um continental e está entre as cinco maiores torcidas do país. Vinda de alguém como Luís Fernando Veríssimo, que é escritor e Colorado e, portanto, nunca viu seu time cair e não tem intere$$e direto no assunto, a ideia ganha uma aura de legitimidade que nunca teve quando Eurico Miranda fazia e acontecia na CBF pra virar a mesa e promover a volta do Fluminense pela porta dos fundos.
Mas como jornalista e, principalmente, como socialista, fico com o corintiano Juca Kfouri. O Brasileirão dos pontos corridos moralizou o futebol brasileiro. Deu à competição o que se chama no Direito de "segurança jurídica", que é a maravilhosa sensação de sabermos como uma coisa vai acabar antes mesmo de começar. E que, aconteça o que acontecer, doa a quem doer, as regras serão respeitadas. Parece pouco para o maior campeonato do país pentacampeão mundial, mas quem acompanha o futebol há mais de 10 anos sabe o quanto avançamos. 
O Brasileiro dos pontos corridos é o mais justo e tinha tudo pra ser o mais chato dos campeonatos que existem, exceto para a torcida do time campeão. Mas eis que inventaram mais três vagas para a Libertadores e ampliaram de dois para quatro o número de rebaixados. E o Brasileirão pegou fogo, porque não existe mais aquela história de "clube sem pretensões" na metade da competição. Todo mundo tá brigando por alguma coisa o tempo todo e se não tá brigando por nada disso que eu citei ainda tem uma vaga na Sul-Americana pra beliscar.
Não fosse pelo rebaixamento, o Brasileirão seria de uma monotonia atroz. Garantir a quem quer seja o direito de não cair, só por causa da camisa ou do passado, seria um tiro no pé, um gol contra, o primeiro passo para decretar o fim do sistema de pontos corridos.
Uma vez instituída a proteção contra a queda, a primeira pergunta a ser feita é: quem teria o direito? Só a turma do eixo Rio-SP-Sul-Minas? Por que não o Bahia, bicampeão brasileiro? Porque não o Sport, campeão brasileiro e da Copa do Brasil? Mas peraí, se entrarem estes também entrariam o Coritiba, o Atlético-PR e o Guarani, legítimos campeões nacionais, assim como o foram Criciúma, Paulista, Santo André. Haja vaga pra tanto time numa divisão, haja critério pra tamanha confusão!
O rebaixamento é o que dá molho ao Brasileirão. Toda temporada tem um grande caindo e dois ou três na corda bamba. Nos últimos anos, desfilaram pela Série B o Botafogo, o Grêmio, o Atlético-MG, o Corinthians e o Vasco. O Palmeiras é um caso à parte porque é reincidente em um período de 10 anos, o que significa que não aprendeu as lições que a Série B de 2003 ensinaram. Por isso mesmo precisa voltar. E se não aprender, precisa ficar mais tempo, ou cair pra Série C, a bem do futebol brasileiro e para seu próprio bem.
Nesta mesma década, Bahia e Vitória experimentaram descer para o porão do futebol e deram o exemplo de que é possível voltar pela porta da frente. Neste ano, o Vitória subiu no sufoco. Poderia ter fracassado? Poderia. Seria uma tragédia terminar em quinto um campeonato que disputou o título desde o começo? Seria. Mas não seria o fim do Vitória, como não será o fim do Bahia se, por acaso, não conquistar domingo o ponto salvador.
*Aurelio Nunes é coordenador da equipe Galáticos Online
Pra galera que brinca de CARTOLA FC. Entra lá na liga dos Galáticos Online. Vms ver quem leva...
Pra galera que brinca de CARTOLA FC. Entra lá na liga dos Galáticos Online. Vms ver quem leva...
Pra galera que brinca de CARTOLA FC. Entra lá na liga dos Galáticos Online. Vms ver quem leva...
8672 pontos
7538 pontos
6552 pontos
5074 pontos
Inscreva-se para receber nossos informativos
Grande decepção
Chupa porco!
Morreu esse dai ha muito tempo.
Morreu esse dai ha muito tempo.
Morreu esse dai ha muito tempo.
Chupa porco... sofra na segundona agora !!! O problema é que a Globo vai tentar de tudo para que nada atrapalhe a subida desse time porcaria !!!
Bahia serie b 2014
Esse ano eh a vez do jahia\'
Como se não bastasse todos os BENEFÍCIOS que os times do eixo RIO-SÃO PAULO, MINAS E RIO GRANDE DO SUL, ainda queria o BENEFÍCIO de não CAIR!! isto já é demais!! O respeito pelo passado dos CLUBES DEVERIAM VIR É DA DIRETORIA E DA PRESIDÊNCIA DESTES CLUBES!! O QUE FALTA A ESTES CLUBES É GERENCIAMENTO E NÃO DISPOSITIVOS PRA IMPEDIR A QUEDA DESTES!!!
TOMARA QUE OS PORCOS CAIAM PARA TERCEIRONA
Perfeito...